Paraná comemora pela primeira vez Dia do Agente Marítimo 23/06/2010 - 17:00

Nesta quarta-feira (23), pela primeira vez no Paraná, foi comemorado o Dia Nacional do Agente Marítimo. A homenagem, em Paranaguá, aconteceu na sede da Capitania dos Portos e reuniu profissionais, representantes dos operadores portuários, dos práticos e dos demais setores envolvidos com a atividade. Estimativas do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado (Sindapar) apontam que mais de 400 agentes atuam nos portos paranaenses.

“Estas pessoas são o elo de comunicação entre o armador e os diversos personagens que interagem com o navio quando este chega ao porto e, até mesmo, antes de estar atracado. São os agentes que fazem a ligação entre o comandante do navio e o porto”, destaca o presidente do (Sindapar), Victor Manuel Simões Pinto.

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho, destacou os profissionais como indispensáveis à cadeia logística. “A atividade é muito dinâmica, principalmente quando pensamos que quase 95% de toda exportação e importação do país é realizada por via marítima, sem contar as navegações internas, de cabotagem”, destacou.

“Os agentes marítimos auxiliam as autoridades governamentais e portuárias para o cumprimento de leis, normas e regulamentações, além de atender os usuários de nossas estruturas”, completou Lobo Filho.

HOMENAGEM: Durante a solenidade foram homenageados o engenheiro naval Geert Prange e o capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcos Antônio Nóbrega Rios.

“Para mim, este dia é uma comemoração do comércio marítimo porque, desde os primórdios da história da civilização, surgiu também a necessidade dos donos dos navios possuírem, em cada porto, um representante capaz de prestar atendimento adequado às tripulações”, afirmou o capitão Rios.

Galeria de Imagens