Para manter eficiência, Portos do Paraná amplia investimentos em gestão de pessoas 27/12/2022 - 10:50

A Portos do Paraná investiu R$ 1,4 milhão em treinamento e desenvolvimento para profissionais de todas as áreas da empresa pública nos últimos quatro anos. A retomada nas ações de qualificação do quadro técnico vai ao encontro do Planejamento Estratégico da empresa pública, que insere os colaboradores entre as prioridades nos objetivos para os próximos cinco anos.

“Para manter a eficiência de um porto é fundamental que o quadro técnico seja permanentemente qualificado. É isso que fazemos nos portos paranaenses: cada vez mais investimos no treinamento e desenvolvimento dos nossos colaboradores em busca da excelência”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

De 2019 a 2022, foram feitas mais de 40 ações de aprendizagem incluindo cursos, treinamentos, congressos, visitas técnicas e curso de pós-graduação. Nesse período, dois em cada três funcionários participaram de, ao menos, uma ação promovida pela empresa pública - o equivalente a 66% do corpo de técnico.

Entre as qualificações oferecidas, estão treinamentos específicos da área portuária e de gestão: Segurança Portuária (Isps Code); Segurança do Trabalho (NRs); Desenvolvimento de Pessoas (Educação Corporativa); Gestão de Resíduos; entre outros.

Outro ponto destaque é a obra de reformulação da sala de treinamento para melhor atender às demandas de capacitação e a parceria com o Senac Empresas, de Paranaguá, além de outras instituições de ensino.

Além disso, com o intuito de nortear o autodesenvolvimento dos colaboradores, foram criadas as Trilhas de Aprendizagem. Nelas são sugeridas opções qualificações para que cada empregado desenvolva as competências técnicas e comportamentais que necessita dentro de sua área de atuação.

PÓS-GRADUAÇÃO – Os portos paranaenses também oferecem aos colaboradores que atuam na área de gestão uma capacitação internacional em Logística e Gestão Portuária, realizada em grande parte online, com aulas presenciais em Brasília e na Espanha.

O curso máster é oferecido por meio de convênio entre Ministério da Infraestrutura, Fundación Valenciaport e Universidade Politécnica de Valência, da Espanha. Desde 2019, 14 colaboradores realizaram a capacitação: três formados, quatro em fase final do curso e sete em andamento.

CONCURSO – Visando a manutenção do quadro próprio, a Portos do Paraná fez uma série de admissões de funcionários nos últimos quatro anos. Ao todo, 63 novos colaboradores ingressaram nos quadros da empresa pública ao serem nomeados via concurso público realizado em 2017.