Nivaldo Domanski recebe o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Paranaguá 26/07/2023 - 18:02

Nesta quarta-feira (26), logo mais às 19h, no Palácio Carijó, sede da Câmara Municipal de Paranaguá, o portuário Nivaldo Domanski dos Santos recebe o título de Honra ao Mérito.

Aprovada por unanimidade no plenário do legislativo municipal, a homenagem destaca os quase 50 anos de Portos do Paraná e a atuação dele como dirigente de clubes, entre esses o Rio Branco.

O orgulho de Domanski é também de todos nós, portuários. “Dedicação. Essa é a palavra que resume o que o Nivaldo representa para todos nós”, destaca o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

O diploma de Honra ao Mérito é um título concedido pelo legislativo municipal a pessoas que conquistaram prestígio público no desempenho de suas atividades. Como explica o vereador Júnior Leite, autor do requerimento, Domanski é uma dessas pessoas que, pelas ações, merece a honraria.

“O currículo dele é extenso e estamos prestando essa homenagem merecida porque, até hoje, Domanski segue atuando nessa empresa pública, que é referência no Brasil e no mundo e possui, em seus quadros, brilhantes servidores como esse parnanguara”, justifica Leite.

Domanski entrou na Portos do Paraná, em concurso público, em 1974. À época, aos 19, 20 anos, optou por deixar a iniciativa privada e encarar esse novo desafio na carreira.

O servidor público cursou cinco cursos universitários: Anglo-Inglês-Português, Ciências Contábeis, Administração, Direito e Secretariado Executivo.

Na atividade portuária, Domanski se desenvolveu profissionalmente, construiu família e criou as três filhas: Angélica, Andreia e Andressa.

Durante todos esses anos na empresa pública, se dedicou exclusivamente à Diretoria Administrativa e Financeira onde passou pelo protocolo, cadastro de pessoal, compras, almoxarifado, serviços gerais, setor de projetos, entre outros setores.

O portuário chegou, inclusive, a ser chefe de departamento e a substituir diretores na vacância do cargo. Porém, a dedicação maior foi aos recursos humanos.

“Tenho orgulho de ter visto o porto crescer e se destacar. Fico orgulhoso porque faço parte disso. Nunca achei que sou velho para as atitudes. Tudo o que me pedem tento fazer na melhor forma possível”, garante o portuário.

Na cidade, como ele mesmo diz, “sempre tive muita movimentação também”. Nilvaldo foi dirigente do Clube Atlético Portuário e também do Seleto, além do Rio Branco Sport Club.

“Com muita emoção recebo essa homenagem. Todos nós temos história para contar, história que construímos no nosso dia-a-dia, nas ações de realizamos”, completa Nivaldo.

Não é a primeira homenagem que recebe, mas da câmara é a primeira honraria. “E o que mais me alegria pela sinceridade e por não esperar. Eu queria que mais portuários recebessem o mesmo prêmio. Por isso estendo, a todos, essa homenagem que hoje recebo”, conclui.