Ministro de Portos avalia Porto de Paranaguá como um dos melhores do Brasil 16/03/2009 - 09:40

Em entrevista ao vivo ao programa “Em Questão”, produzido e coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o Ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, considerou o Porto de Paranaguá como um dos mais importantes do Brasil, com condições de equiparar-se aos melhores do mundo. Na entrevista transmitida para emissoras de todo o País, Brito afirmou que com as obras de dragagem de aprofundamento, o terminal público paranaense terá as mesmas condições de operação disponibilizadas atualmente nos maiores portos do mundo.

“Hoje o Porto de Paranaguá é responsável por grande parte da exportação de grãos e pela competitividade desses produtos. Vamos investir R$ 123 milhões na dragagem de aprofundamento do porto que, com isso, passará a ter uma profundidade de 15 metros, ficando pronto para receber os maiores navios do mundo, que hoje não atuam em nenhum porto latino-americano e que poderão chegar aos portos brasileiros. Daremos ao Porto de Paranaguá as condições hoje disponibilizadas nos maiores portos do mundo”, considerou Brito.

Sobre o Programa Nacional de Dragagem (PND), o Ministro afirmou que essas intervenções são as mais importantes que podem ser feitas nos portos brasileiros. “O dinheiro do PAC está garantido. Vamos lançar até o final do mês o edital do Rio de Janeiro, o edital da segunda fase de Itaguaí e, na seqüência, os editais de aprofundamento de Paranaguá, de Itajaí, de Vitória e de São Francisco do Sul. Enfim, iremos lançar todos os editais até o final de junho deste ano. Todas as obras serão concluídas até o próximo ano e 2009 será a separação entre o presente e o futuro dos portos brasileiros”, garantiu o Ministro.

A proposta da SEP é dar condição para que sejam escalados para os portos brasileiros embarcações de maior porte e, “além disso, procuramos estimular a iniciativa privada a continuar investindo nos portos brasileiros, porque todos os portos são operados pela iniciativa privada”.

No ano passado, os Portos do Paraná, movimentaram mais de 33 milhões de toneladas de produtos. Só as exportações foram responsáveis pela geração US$ 14 bilhões, um aumento de 18,91 % em comparação a 2007. O montante representa o valor agregado das mercadorias embarcadas no terminal com destino ao mercado externo.

Manutenção
Antes de iniciar a dragagem de aprofundamento, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está realizando a campanha de manutenção do Canal da Galheta, que dá acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina. Com a conclusão dos trabalhos, o Canal voltará a ter suas dimensões originais de 200 metros de largura e 15 metros de profundidade. A estimativa é que sejam dragados cerca de 3,67 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Canal, numa área de seis quilômetros de comprimento.

A draga holandesa HAM 310 funciona 24 horas por dia e a operação de carga e descarga dura, em média, cerca de quatro horas. A área de despejo está localizada a cerca de 15 quilômetros do Canal da Galheta. Atualmente, a draga está em fase de manutenção. Conforme previsto desde o início dos trabalhos, a operação sofrerá curtas paralisações ao longo do processo de dragagem para realização de eventuais ajustes, já que o equipamento opera em ambiente agressivo necessitando de manutenção constante. Fora isso, a parada serve para realizar o abastecimento de combustível, água potável para os 30 tripulantes e suprimentos.