Mais seis estabelecimentos da Ilha do Mel recebem Selo Verde de proteção ao meio ambiente 07/12/2022 - 20:18

Foram entregues nesta semana, na Ilha do Mel, os últimos seis certificados de 2022 do Selo Verde, uma chancela ambiental criada para reconhecer empresas que fazem a coleta seletiva e destinação correta do lixo. A iniciativa reúne Portos do Paraná, Prefeitura de Paranaguá e moradores, com o objetivo de proteger o meio ambiente e as belezas naturais de um dos destinos paranaenses mais procurados.

O comitê integrante do projeto atestou que mais seis estabelecimentos possuem lixeira acessível aos coletores e inacessível a animais, separam os resíduos nas categorias corretas e acondicionam nos sacos indicados, e ainda receberam a visita do Projeto Compostar para Cultivar. Foram credenciadas em Nova Brasília a pousada Canto Verde, o Bistrô do Canto, o bar Canto da Vó, a pousada e restaurante Chalé Lote 22, a pousada Encanto, e o restaurante Saracura Cozinha à Base de Vegetais.

“A ideia do Selo Verde surgiu por sugestão da própria comunidade. Durante uma das oficinas que fazemos regularmente na Ilha conversamos sobre desenvolver uma forma de ressaltar aqueles comerciantes e moradores que fazem a separação dos resíduos e reciclam tudo o que é possível”, contou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

“É um ciclo que se encerra agora em dezembro. Percorremos cerca de 70 estabelecimentos durante o ano em Encantadas e Nova Brasília. Desses, 24 estabelecimentos foram credenciados e já contam com esse reconhecimento”, explicou Kaiana Luisse Bueno, moradora da ilha e uma das coordenadoras do projeto.

“Cada vez mais percebemos interesse e mobilização dos estabelecimentos em querer se adequar e adaptar ao projeto e, claro, em contrapartida, ter toda a propaganda e divulgação. Nosso objetivo é conseguir com que toda ilha um dia separe o lixo e enxergue a importância do assunto”, acrescentou.

CERTIFICADOS – Para a empresária Elizete Pinto dos Santos, que está há apenas seis meses na ilha e é proprietária do bar Canto da Vó, receber o Selo Verde é um marco, reconhecimento de um trabalho que todos deveriam fazer. “Eu amo fazer isso, adoro reciclar, separar, limpar, tirar o lixo da praia. Faço por prazer”, afirmou.

O gerente do Chalé Lote 22, Luiz Henrique de Carvalho, também comemorou a certificação. “Essas pequenas ações são extremamente importantes para a comunidade e os turistas que nos visitam”, disse.

“O selo reconhece nosso trabalho e ajuda na divulgação dos empreendimentos. Geralmente quem ama a natureza procura lugares com esse tipo de perfil”, ressaltou João Gonçalves Haluche, proprietário da Pousada Canto Verde e Bistrô do Canto.

COMO PARTICIPAR – Os estabelecimentos interessados em receber o Selo em 2023 devem se inscrever para a certificação, que vale por um ano. Até o fim de 2022, são três critérios exigidos: possuir lixeira ou espaço para descarte dos resíduos, dentro do terreno, acessível aos coletores e inacessível a animais; separar os resíduos nas categorias corretas e acondicionar nos sacos indicados (preto para rejeito, azul para reciclável, ráfia para grande quantidade de garrafas de vidro, saco preto + ráfia para grandes quantidades de restos de comida); e ter recebido a visita do Projeto Compostar para Cultivar, com o objetivo de conhecer e aprender os benefícios da compostagem; e, se viável, começar a praticar a compostagem.

Mais informações sobre como receber o Selo Verde podem ser obtidas no site www.seloverdeilhadomel.com ou junto à Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná pelo e-mail diramb@appa.pr.gov.br.

PARA VISITAR – Turistas que têm programado visitação na Ilha do Mel e preferência por prestigiar estabelecimentos credenciados com o Selo Verde encontram informações sobre integrantes do projeto no Instagram @seloverde.ilhadomel.

ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS

1- Pousada Recanto das Cores

2- Pousada Morada das Flores

3- Pousada Ulu Kainoa

4- Pousada Fim da Trilha

5- Pousada Bob Pai Bob Filho

6- Pousada do Chicão

7- Pousada Estrela do Mar

8- Pousada Morada da Sereia

9- A Ilha Verde Hotel Pousada

10- Pousada e Café das Meninas

11- Pousada Caraguatá

12- Pousada Girassol

13- Villa Verde Pousada

14- Pousada Sol e Mar

15- Pousada PLâncton

16- Pousada do Arthur

17- Pousada Ilha do Mel Café

18- Pousada Bee House

19- Lanchonete da Elza

20- Canto Verde Chalés e Camping

21- Pousada In'Canto

22- Saracura Cozinha à base de Vegetais

23- Pousada e Restaurante Chalé Lote 22

24- Camping do Gaúcho

GALERIA DE IMAGENS