Mais de 3,5 mil pessoas visitaram embarcações da Marinha no Porto de Paranaguá 23/01/2023 - 15:25

As três embarcações da esquadra da Marinha do Brasil deixaram o Porto de Paranaguá na manhã desta segunda-feira (23). A desatracação ocorreu por volta das 8h. No último sábado (21), quando os navios foram abertos à visitação pública, autoridades marítima e portuária receberam cerca de 3.525 visitantes.

Pela manhã, tiveram acesso às embarcações, em visitas guiadas pela equipe da Marinha, 425 pessoas convidadas. Na visita guiada, das 8h ao meio-dia, participaram grupos da Comunidade Portuária, Escoteiros e demais convidados pela Capitania dos Portos do Paraná.

À tarde, a visitação foi aberta ao público em geral. Foram 3100 pessoas, de crianças de colo até visitantes com mais de 90 anos. “A visitação ocorreu de maneira muito organizada e integrada entre a nossa equipe da Portos do Paraná e a equipe escalada pela Capitania dos Portos do Paraná”, comenta o gerente de desenvolvimento empresarial, Luciano Rosina.

Segundo ele, aproveitaram para visitar os três navios da Marinha turistas e moradores locais. “Muitos parnanguaras e demais moradores do Litoral aproveitaram a oportunidade para conhecer também o interior do Porto de Paranaguá, pela primeira vez”, afirma.

O navio doca multipropósito BAHIA (NDM Bahia - G40) e as duas fragatas -Fragata "LIBERAL" (F43) e "DEFENSORA" (F41) – permaneceram atracadas nos berços públicos do Porto de Paranaguá da última sexta-feira (20) até hoje (23).

A parada das embarcações no porto paranaense faz parte das atividades da Operação denominada Aspirantex. A atividade integra o calendário anual da Marinha é realizada sempre no mês de janeiro.

Como explica o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo, trata-se de um exercício operacional que começou no Rio de Janeiro e além de promover o adestramento da tripulação, a esquadra traz embarcados os aspirantes à Escola Naval. É uma familiarização à vida de embarcados.