Jean-Michel Cousteau virá ao Brasil para Convenção Ambiental Portuária 24/06/2009 - 15:10

Ele é considerado um dos mais respeitados ambientalistas do mundo. E o sobrenome diz tudo. Jean-Michel Cousteau, filho do memorável oceanógrafo e mergulhador francês Jacques Cousteau, será uma das grandes personalidades presentes na 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA). O governo do Paraná, por meio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), será anfitrião do evento, marcado para julho em Foz do Iguaçu.

Jean-Michel passou grande parte de sua vida estudando os oceanos junto com a família. Há dez anos, ele fundou a Ocean Futures Society, uma organização sem fins lucrativos de conservação marinha e educação ambiental.

O ambientalista francês já recebeu dezenas de prêmios de reconhecimento por seu trabalho de defesa dos mares do planeta. É considerado um porta-voz das questões marinhas. Participou da Câmara Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, África do Sul, do Terceiro Fórum Mundial da Água, em Quioto, no Japão, e dos Diálogos sobre a Água para a Vida, em Barcelona, Espanha.

Nos últimos 30 anos, Cousteau e sua equipe realizaram o programa Embaixadores do Meio Ambiente em vários países, atingindo milhares de pessoas. Produziu mais de 80 filmes e séries para televisão sobre os oceanos.

Na 1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da OEA, o estudioso irá falar sobre o trabalho desenvolvido pela Ocean Futures Society e a preocupação com o futuro dos mares e de toda a biodiversidade marinha.

O evento

A 1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária é promovida pela OEA, por meio da Comissão Interamericana de Portos (CIP) e organizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que será a anfitriã do evento. A Associação Comercial e Industrial Agrícola de Paranaguá (ACIAP) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) são parceiras da Appa no evento.

A proposta para o Paraná ser a sede do evento foi feita na V Reunião da Comissão Interamericana de Portos, realizada em Salvador, Bahia, em setembro de 2007. Em abril daquele mesmo ano, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) apresentou no Panamá, durante a Conferência Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária, a modelagem do Clube de Serviços do Meio ambiente. A ideia é a de estabelecer uma espécie de consórcio entre os atores do sistema portuário para tratar das questões relativas à proteção ambiental chamou atenção pelo pioneirismo.

A Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária será realizada de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos do Mabu Thermas & Resort , em Foz do Iguaçu.

Mais informações sobre o evento no site www.oeabrasil2009.com.br