HackerRangers premia melhores da primeira temporada 26/05/2023 - 14:44

Plataforma de aprendizado através de gameficação atingiu 22% do público alvo da Portos do Paraná com resultados que já impactam na organização

Um almoço no Restaurante Vovó Virgínia nesta sexta-feira, dia 26, marcou o encerramento da primeira temporada do Game HackerRangers, competição interna da Portos do Paraná de boas práticas de proteção de dados. Além dos troféus, os três primeiros colocados foram agraciados com uma deliciosa refeição executiva como prêmio pelo esforço e dedicação no aprendizado e sugestões de melhorias na segurança cibernética da empresa pública. A premiação é um incentivo para que mais empregados e estagiários se engajem na busca constante de mais conhecimento e defesa das redes internas.

“Esse Programa de Conscientização em Cibersegurança é uma ação estratégica da organização, iniciada em fevereiro desse ano, e já gerou resultados muito bons na primeira temporada. Diversas ações de melhoria de processos/sistemas estão sendo realizadas após o apontamento e sugestões de nossos colaboradores através da plataforma. O intuito agora é darmos continuidade ao projeto com a Segunda Temporada de 2023 onde será oportunizado o aprendizado de mais temas referentes à segurança da informação/dados” avalia o Coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Henrique Pires. Golpes digitais, sequestro digital, cuidados com visitantes, política de mesa e tela limpa, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e boas práticas de ética e conduta no trabalho foram alguns assuntos abordados no curso/game.

Nesta primeira temporada, a plataforma conseguiu atingir 130 usuários, sendo 22% do público total da empresa, mas com participação intensa. Foram 442 cyber-atitudes enviadas com sugestões de melhorias de segurança de dados e apontamentos de possíveis riscos existentes. Os dados foram apresentados na quarta-feira, dia 25, no Auditório Emir Roth. Também foram premiados o Top 10 do game, além dos troféus para os três primeiros colocados.

“Foi uma experiência legal porque tem uma troca. Ao mesmo tempo em que a gente aprendeu através da plataforma, um game, a gente também pode contribuir. Não tive um bom desempenho na primeira semana, mas entendendo o funcionamento e seguindo o curso foi abrindo as possibilidades de recomendar sobre os riscos de segurança. Valeu a pena porque são 20 minutos que você tira na semana para fazer os cursos, responder as questões e não atrapalha seu desempenho no trabalho e mais do que um game é uma plataforma de aprendizado”, diz o campeão Roger Gervasi, agente portuário.

O curso/game HackerRangers foi colocado em prática para cumprir uma resolução da CONPORTOS, que determina que os empregados da Portos do Paraná precisam passar por um aprendizado de cyber-segurança. “É importante que os empregados, que estão o dia todo trabalhando em um computador, conheçam os riscos a que estamos expostos. Desde um pendrive achado na rua, que não deve ser espetado em um computador da empresa, até assuntos mais densos, como os abordados pela Lei Geral de Proteção de Dados. E nada melhor do que usar uma ferramenta intuitiva, que traz os assuntos de maneira interessante e gamificada. A expectativa é atingir o maior número de funcionários, sendo algo agradável e de fácil administração”, justifica o Coordenador de Sistemas, Rodrigo Vanhoni.

De acordo com Henrique, a primeira temporada foi importante para se ter uma avaliação de como seria o impacto dessa plataforma dentro da empresa. “Ficou demonstrado que foi uma excelente oportunidade para capacitar os colaboradores, como apoio ao desenvolvimento, e ainda gerar valor para a empresa através das cyber-atitudes, com as sugestões de melhorias que serão aplicadas”, finaliza. A segunda temporada começa dia 6 de junho e serão três meses de duração com cursos diferentes e que complementam o aprendizado da primeira temporada.

Ranking Final da competição e premiação:

1.º Roger Gervasi – Troféu, Kit RackerRangers e almoço

2.º Anderson Peres – Troféu, Kit RackerRangers e almoço

3.º Fernando Russo – Troféu, Kit RackerRangers e almoço

4.º Jamile Faustino – Kit RackerRangers

5.º Fabiane Martins – Kit RackerRangers

6.º Miguel Nasser Bisneto – Kit RackerRangers

7.º Jihad Mohamad – Kit RackerRangers

8.º Gilmar Neri – Kit RackerRangers

9.º Marcelo Pires Filho – Kit RackerRangers

10.º Daniel Bozi – Kit RackerRangers

GALERIA DE IMAGENS