Governador inaugura terminais públicos de fertilizantes e de veículos 06/03/2009 - 22:40

O governador do Paraná, Roberto Requião, e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, inauguraram na noite desta sexta-feira (06) os terminais públicos de fertilizantes e de veículos do Porto de Paranaguá. Estiveram presentes à cerimônia secretários de Estado, autoridades locais e empresárias do setor portuário.

O secretário de representação do Paraná em Brasília e ex-superintendente dos portos paranaenses, Eduardo Requião, também esteve presente à cerimônia e recebeu uma homenagem pelo trabalho desenvolvido nos seis anos em que esteve à frente dos portos paranaenses.

“Com alegria e regozijo estou aqui nesta noite. Lembro que quando assumi o governo, coloquei o Eduardo Requião na superintendência da Appa e ele enfrentou os desafios, fez uma profunda transformação no porto que hoje é, sem dúvida, o mais moderno, organizado e ágil porto do País”, disse o governador Roberto Requião.

Eduardo Requião descerrou uma placa feita em sua homenagem, pelos serviços prestados aos portos. “O certo e o errado ficará marcado na vida de todos nós. Acabamos com a indústria de ações trabalhistas instalada contra o Porto de Paranaguá e isso muito nos honra, assim como a luta contra aqueles que não defendem o sistema público e a melhoria da qualidade do Porto”, disse Eduardo Requião.

“Entregamos hoje estruturas públicas portuárias que são únicas no Brasil. Estas duas obras que, somadas às outras já inauguradas e às demais em andamento, consolidam o resgate do porto público e são resultado da liderança do ex-superintendente, Eduardo Requião que com fibra, firmeza e apoio do governador Roberto Requião, conseguiu alcançar esses objetivos”, afirmou o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

Estrutura
Os terminais públicos de fertilizantes e veículos foram construídos com recursos próprios da Appa. Juntas, as obras somam cerca de R$ 15 milhões em investimentos.

O terminal público de fertilizantes vai modernizar a operação do produto em Paranaguá, que hoje é o maior importador de fertilizantes do Brasil. O complexo possui esteiras transportadoras ligando um silo pulmão à faixa portuária. As esteiras, com capacidade de movimentar mil toneladas por hora, vão retirar o produto direto do interior dos porões dos navios e depositá-lo no silo pulmão, com capacidade de 32 mil toneladas.

“O terminal público de fertilizante possibilitará uma nova tecnologia operacional. É o início de um modelo que prevê a integração com o modal ferroviário e com terminais da retrorárea”, disse Souza.

O novo pátio de fluxo de veículos está localizado em frente à sede da autarquia num terreno de 30 mil m2 e somar-se-á aos quatro pátios já existentes no Porto de Paranaguá, totalizando 11 mil vagas para movimentação de veículos no Porto.

Com o novo pátio, o Porto de Paranaguá passa a contar com espaços dedicados aos veículos nas duas extremidades do cais comercial. Fora isso, o novo pátio funcionará como um centro de triagem e não um estacionamento de carros, aumentando a agilidade no fluxo.

“Com o novo pátio de veículos nos fortalecemos como o segundo maior pólo de movimentação de veículos do país. Um terminal público que proporcionará às montadoras a movimentação de seus carros, trazendo emprego e renda aos trabalhadores portuários que fazem parte da nossa comunidade”, afirmou o superintendente.