Governador inaugura novo pátio público de veículos no Porto de Paranaguá 06/03/2009 - 15:10

Com o novo espaço, montadoras terão alternativa pública para movimentação de carros e o porto a oportunidade de ampliar seus negócios com o mercado externo

O Porto de Paranaguá está entre os três principais portos brasileiros que mais exportaram veículos em 2008 e foi o porto que mais recebeu carros importados no mesmo período. No total, mais de 162 mil unidades foram movimentadas, com destaque para a importação, com 80,8 mil unidades, uma alta de 35% em relação a 2007. A inauguração do novo terminal público para veículos no porto paranaense, nesta sexta-feira (6), dará início à ampliação da capacidade de fluxo e deverá ampliar ainda mais o volume de carros movimentados.

Segundo o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, a inauguração do novo terminal público de veículos no Porto de Paranaguá representa na prática o que a atual administração dos terminais portuários paranaenses defende: alternativa pública para fortalecer a economia paranaense e a garantia de atendimento igualitário a todos que utilizam o Porto de Paranaguá.

“Outras montadoras que não possuíam pátio próprio passam a contar com um espaço público para operar. Preparamos o porto para estar apto para absorver importantes fatias de mercado como é o caso dos veículos, porque somos um porto multicargas, que tem capacidade para atender aos mais diversos mercados e produtos. Esse momento de crise, nós combatemos com eficiência e operações de qualidade”, declarou o superintendente.

A inauguração contará com a presença do governador do Estado, Roberto Requião, e será a oportunidade para que o ex-superintendente da Appa, Eduardo Requião, seja homenageado pelo trabalho desenvolvido durante os seis anos em que esteve à frente da Appa, onde realizou diversos projetos como os que estão sendo inaugurados nesta sexta-feira.

Os 30 mil m² do novo pátio localizado em frente ao cais comercial do Porto de Paranaguá incrementarão em mais 2.000 mil vagas a capacidade já existente, que passará a ser de 11 mil veículos. Com a nova área, o porto contará com cinco pátios dedicados exclusivamente à movimentação de carros. A obra custou R$ 2,2 milhões, pagos com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Embarque – Desde o início da semana, o pátio público para veículos está repleto de carros com destino ao mercado externo. Na noite desta sexta-feira, o navio “Dresden”, de bandeira panamenha, começará a embarcar para o porto de Zarate (Argentina) 825 veículos da Renault/Nissan e outros 248 da Volkswagen. A operação deverá ocorrer num período de seis horas.

A Argentina é o principal destino dos veículos exportados pelo Porto de Paranaguá, seguido da Alemanha. Na importação, a Argentina também está em primeiro lugar, seguido do México. No ano passado, as exportações de veículos geraram mais de US$ 938,5 milhões em receita, o equivalente a 6,7% do total gerado pelo Porto em 2008.