Gerenciamento de riscos é tema de workshop na Portos do Paraná 25/05/2022 - 08:58

A empresa pública Portos do Paraná realizou nesta terça-feira (24) um workshop de gerenciamento de riscos focado na amostragem de produtos. O evento aproxima a autoridade portuária das empresas para conhecer os riscos das atividades exercidas e estabelecer procedimentos a fim de prevenir eventuais acidentes que causem danos ao meio ambiente e à saúde do trabalhador.

Os workshops são realizados desde o ano passado envolvendo a comunidade portuária o que gera subsídios para a criação de critérios de saúde e segurança e meio ambiente.

Participaram do evento representantes de empresas que atuam especificamente na amostragem e classificação de cargas e produtos embarcados em navios nos portos do Paraná.

A bióloga Andréa Almeida, membro da equipe técnica do Grupo de Trabalho do Programa de gerenciamento de riscos e responsável pela organização do workshop, afirma que a realização desse mapeamento de riscos faz parte das ações da autoridade portuária para difundir a melhoria contínua do gerenciamento de riscos  nos portos do Paraná.

“Essa atividade traz riscos por acessar locais com equipamentos móveis, envolver trabalho em altura, acesso ao porão do navio em cima da carga e manuseio de produtos químicos, óleo vegetal e inflamáveis”, afirma a servidora.

Durante o workshop cada empresa pôde apresentar os serviços realizados nos portos paranaenses e produtos que operam, os dados operacionais, como quantidade e frequência, além de possíveis riscos e medidas que adotam para o controle de eventuais incidentes.

Em seguida, integrantes da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho, da Gerência de Meio Ambiente, prestadores de serviços e integrantes das empresas debateram sobre o tema.

GALERIA DE IMAGENS