Game desenvolve habilidades sobre cyber segurança e dá prêmios 02/02/2023 - 17:52

Portos do Paraná aposta em plataforma “Hackers Rangers” para capacitar colaboradores de maneira moderna e intuitiva, reconhecendo e premiando os melhores colocados

A Portos do Paraná inova mais uma vez e lança, internamente, na próxima segunda-feira (6), o game Hackers Rangers. Essa foi uma forma intuitiva e inovadora de capacitar e conscientizar os empregados sobre os perigos da internet.

A partir da próxima semana, o “start” da Primeira Temporada será dado com a disponibilização dos primeiros conteúdos.

Destinada à participação de todos os empregados e estagiários, a competição visa fortalecer a educação e cultura de cyber segurança na organização. Pela Plataforma Hacker Rangers, serão disponibilizados vídeos e quizzes sobre diversos assuntos inerentes à Segurança dos dados e da Informação.

“Tratar de segurança cibernética é fundamental em todo mundo corporativo. O game traz aos empregados da Portos do Paraná uma nova forma de aprender, que já vem sendo utilizada em outras grandes empresas”, afirma o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

Segundo o executivo, o jogo online permite que os colaboradores tenham mais acesso às informações. “É uma maneira moderna e acessível de informar. Pode ser feita no computador da mesa de trabalho ou mesmo pelo celular ou tablete. E ainda há o reconhecimento dos que se destacam”, enfatiza Garcia.

De acordo com o coordenador de sistemas da empresa pública, Rodrigo Vanhoni, levar treinamentos periódicos aos funcionários é uma obrigação legal, exigida pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), mas não precisa ser algo maçante ou complicado. Pelo contrário, segundo o especialista, pode ser simples e intuitivo.

“Nada melhor do que trazer de uma forma leve, através de um jogo, onde a pessoa aprende conceitos, desde os mais simples e, conforme o jogo evolui, começam a avançar no assunto”, diz Vanhoni.

O importante, segundo ele, é que a metodologia do jogo é direcionada ao aprendizado. “Somente depois que o conteúdo foi exposto, através de vídeos curtos ou material de leitura, é que a pessoa vai ter condições de entender a pergunta e ser capaz de responder”, detalha.

Ainda de acordo com o coordenador da Gerência de Tecnologia da empresa pública, o treinamento constante sobre o tema é importante porque os portos, em qualquer lugar do mundo, são ambientes que requerem atenção constante sobre a segurança, incluindo a cibernética.

“Queremos evitar coisas que a gente ainda vê como senhas anotadas em post it, compartilhamento de senha, compartilhamento de pen drives externos ou envio de arquivos de forma inadequada. O nosso objetivo com esse game é conscientizar os funcionários”, aponta.

O agente portuário Vinícius Cordeiro, da Coordenadoria de Compliance, ressalta que o game irá ajudar a todos não apenas a ter uma atuação segura na Portos do Paraná, mas também na vida pessoal.

“As pessoas terão um embasamento sobre o que são dados pessoais e como eles devem ser tratados na empresa e fora dela. A Hackers Rangers vai apresentar essas informações de uma maneira fácil de ser administrada”, explica.

Essa ferramenta de treinamento faz parte da preocupação da Portos do Paraná em manter seus funcionários em constante desenvolvimento. “Acaba sendo uma forma das pessoas terem acesso a temas referentes à segurança de dados de uma forma dinâmica. Nesse contexto, a plataforma vai ajudar no desenvolvimento do nosso pessoal e vai suprir a necessidade de treinamento em temas como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), segurança de dados, entre outros”, destaca Henrique Pires, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal.

PREMIAÇÃO - No decorrer do game, serão divulgados os melhores colocados nos rankings semanais e mensais. Ao final da temporada, os três primeiros colocados serão agraciados com recompensas que ainda estão sendo definidas.

A competição vai até o próximo dia 29 de abril.

GALERIA DE IMAGENS