Funcionários públicos do Litoral participam de Encontro de Servidores 09/06/2010 - 17:10

Cerca de 350 servidores públicos e militares do Litoral do Estado participaram na tarde desta quarta-feira (9), em Paranaguá, do II Encontro Paranaense de Servidores Públicos Estaduais. A programação incluiu palestras, debates, práticas culturais e lúdicas, com o objetivo de discutir a importância da aprendizagem contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários da administração direta e indireta.

Esta foi a penúltima das 20 etapas da edição 2010, que termina em Curitiba na quinta-feira (10). Pelo menos 12 mil servidores estaduais estiveram envolvidos nos eventos promovidos pela Escola de Governo do Paraná, órgão de capacitação profissional do funcionalismo vinculado a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap).

“Este tipo de reunião é essencial para saber o que é possível e preciso para melhorar os serviços prestados ao povo paranaense. O conteúdo é dirigido para atender as necessidades públicas e entendemos que capacitação permanente e o conhecimento são fundamentais para exercer funções de mandatários da vontade popular”, ressaltou a secretária Maria Marta Lunardon, na abertura das atividades.

“O objetivo do Encontro é incentivar a formação de competências múltiplas e capacitação integral do servidor, garantindo excelência no atendimento à sociedade. Além disso, os eventos regionais permitem a descoberta e a troca de informações. A grande presença dos servidores mostra este interesse, nas duas edições já são quase 30 mil participantes”, completa a coordenadora geral do evento, Rosemary Mostachio.

Nos últimos sete anos, o Governo do Paraná investiu mais de R$ 65 milhões na capacitação profissional e valorização pessoal dos servidores públicos estaduais. Os dados foram apresentados pela diretora de Recursos Humanos da Seap, Sonia Schober. “Desde 2004, ano de criação da Escola de Governo, foram 1,2 milhão de participações nos cursos oferecidos. São 26 centros de capacitação e 353 telessalas de treinamento em todo o Paraná”, conta ela.

VALORIZAÇÃO: Com o tema “Servidor público e educação continuada: desafios, avanços e possibilidades”, a palestra ministrada pelo oficial da Marinha Carlos André Silva Tamez trouxe discussões quanto a importância de renovar conhecimentos e a busca constante de aperfeiçoamento. Tamez é servidor público federal há 25 anos e autor de dois livros: “Ética na Administração Pública” e “Finanças Públicas”.

“Nas empresas privadas existe uma forte cultura da educação continuada, devido ao ambiente competitivo e a busca por melhores cargos. No serviço público, para os funcionários de carreira, existe maior estabilidade e muitos deixam de procurar aperfeiçoamento. È preciso sair desta posição de inércia e ver a capacitação profissional como fonte de valorização pessoal e parte da missão de prestar melhores serviços para a sociedade”, alertou ele.

Para o portuário Mauro Zacharias, funcionário da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o Encontro foi a oportunidade de fazer uma reflexão sobre seus 28 anos de serviço público. “As palestras foram interessantes e informativas, nos fizeram pensar e discutir sobre qual a missão dos servidores públicos e como melhorar nosso trabalho em favor da comunidade”, disse.

Luiz Lamartine Moreira, funcionário da Secretaria de Estado da Educação, destacou a importância do desenvolvimento pessoal. “Com este tipo de reunião o Governo do Paraná mostra seu comprometimento em sanar duvidas, motivar e preparar seus servidores”, afirmou.

Galeria de Imagens