Ex-portuária de 69 anos vence Corrida do Porto na categoria 65+ 19/05/2025 - 15:54

Aposentada que atuou por 49 anos na empresa pública, tornou-se atleta e conquistou o pódio em Paranaguá
Após trabalhar por quase meio século no Porto de Antonina, a ex-portuária Maricy Meira Rocha, de 69 anos, voltou a fazer história nos portos paranaenses no último domingo (18). A antoninense venceu o percurso de 5,5 km da Corrida do Porto 2025 na categoria 65 anos+. “Estar aqui é um grande privilégio. Concorrer com essa turma é muito bom, muito saudável”, afirmou a atleta.
Maricy entrou no Porto de Paranaguá em 1974, como assistente técnico-administrativa. “Aqui em Antonina não tinha perspectiva de ter mulher no porto. Em Paranaguá, tudo bem”, disse a portuária em entrevista à Portos do Paraná, em 2023. Maricy trabalhou em Paranaguá até 1977, quando pediu transferência para Antonina, a fim de evitar os deslocamentos entre os dois municípios.
Em 2021, a então portuária recebeu uma placa simbólica como forma de agradecimento por contribuir, há mais de 40 anos, com o progresso da administração pública. A aposentadoria veio em 2023.
Cuidados com a saúde
Após o nascimento do último filho, há 33 anos, Maricy começou a fazer caminhadas. Na pandemia, em 2021, decidiu correr. Atualmente, pratica corrida de rua três vezes por semana e pilates duas vezes por semana, além de manter uma alimentação saudável.
A primeira vez que participou da Corrida do Porto foi em 2024. Na ocasião, ficou em terceiro lugar no percurso de 5,5 km, na categoria 65 anos+. Com o apoio e a companhia do marido, Iziquiel Mathias da Rocha, a atleta voltou a competir e, neste ano, conquistou o primeiro lugar.
“Foi uma prova emocionante, onde jovens e idosos mostraram o seu melhor desempenho, num clima de energia e civilidade sem igual. Mais uma vez, a Portos do Paraná abrindo as portas para a comunidade, incentivando a saúde e a educação”, destacou.
A dica que a atleta dá para quem quer começar a correr é simples: “Arranque, faça caminhada, faça exercício, coma bem e coma menos. Não tenho diabetes, pressão alta, colesterol, não tenho nada disso. Sou uma pessoa saudável”.
Sobre a Corrida do Porto
A Corrida do Porto 2025 reuniu 2.706 pessoas no último domingo (18), em Paranaguá. O evento filantrópico, realizado pela Portos do Paraná e pelo Governo do Estado, recebeu três mil inscrições nesta edição especial, em comemoração aos 90 anos do Porto de Paranaguá. A corrida é pioneira no mundo por ser realizada dentro de um cais.
Neste ano, novos trajetos foram incluídos, e os esportistas puderam escolher entre três modalidades: caminhada/corrida de 5,5 km, corrida de 10 km ou corrida de 15 km. Para a segurança dos participantes, as atividades portuárias foram suspensas por seis horas na faixa portuária.