Evento em Brasília reúne trade turístico do setor de navios de passageiros 31/08/2023 - 09:38

Nesta quarta-feira (30), a Portos do Paraná participou do 5° Fórum CLIA Brasil 2023, realizado pela Cruise Lines International Association, em Brasília. O evento debateu diversas questões voltadas ao mercado dos navios de passageiros, envolvendo as tendências e perspectivas da indústria de cruzeiros.

Também foi apresentado o resultado do estudo de impacto econômico da temporada  2022/2023. Entre os temas debatidos estavam, ainda,  os avanços na regulamentação que estimulam o crescimento do setor, infraestrutura portuária, promoção e atração, receptividade nos destinos, entre outros.

Segundo André Pioli, diretor Empresarial da Portos do Paraná, com Paranaguá na rota internacional dos navios de passageiros, é fundamental participar dos debates que envolvem o tema.

"Esse trabalho trata da relação porto/cidade, de melhorar Paranaguá e a qualidade de vida de seus moradores. O turismo é uma grande ferramenta de evolução social. Propicia e fomenta trabalho e dignidade às pessoas”, salienta Pioli.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, também salientou a importância do evento. “Está sendo um aprendizado imenso. Todos os armadores de cruzeiros estão presentes, assim como outros portos e municípios, que trazem uma experiência e bagagem muito positiva, com exemplos de lições aprendidas e melhorias de suas operações".

Para o presidente CLIA Brasil, Marco Ferraz, "são muitos os desafios pela frente, é necessário que trabalhemos juntos, para termos nossas reivindicações atendidas e para diminuirmos custos. Não podemos perder navios para outros destinos"

O Brasil vai receber na temporada 2023/2024 nove navios de cruzeiros, que vão ofertar mais de 800.000 leitos, em 200 dias de navegação, com escalas em 18 cidades brasileiras.