Eneph reconhece Paranaguá com o prêmio “Porto Destaque” 03/03/2008 - 13:30

A premiação ocorrerá no encerramento do XXIII Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Eneph), no dia 14 de março, no Rio de Janeiro

O Porto de Paranaguá receberá o prêmio “Ronald Herbest Dotta”, na categoria “Porto Destaque”, concedido pela empresa santista Santos Trade Convec. A premiação ocorrerá no encerramento do XXIII Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Eneph), no dia 14 de março, e contará com a presença do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Em correspondência enviada ao superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, a diretora comercial da Santos Trade Convec, Norma Pimenta, afirmou que o Porto de Paranaguá foi merecedor do prêmio, “tendo em vista as diversas iniciativas desse conceituado Porto dentro do cenário portuário nacional”. O Eneph é o mais antigo evento do gênero no Brasil e acontecerá de 12 a 14 deste mês, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro.

Além da categoria “Porto Destaque”, serão entregues premiações nas categorias: “Personalidade do ano 2007”, “Empresa Portuária”, “Responsabilidade Social”, “Veículo de Comunicação”, além do prêmio Bandeirantes, concedido à melhor palestra do evento. O Eneph acontece a cada ano num porto diferente do Brasil e reúne os principais especialistas portuários nacionais e estrangeiros.

“Este fato credencia o evento como um dos principais fóruns de inteligência portuária da América Latina. As iniciativas na área de infra-estrutura, em especial no setor portuário, suscitam debates sobre o tema em todo o país. Sem dúvida, o momento é propício às discussões e a presença já confirmada de renomados especialistas reforça a importância do encontro e desperta a atenção de toda a comunidade”, comentou Pimenta.

Na programação constam 17 palestras proferidas por especialistas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Companhia Docas do Rio de Janeiro, Companhia Docas do Estado de São Paulo, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Fundação Getúlio Vargas, Universidade de São Paulo (USP), além da representante no Brasil do Porto de Antuérpia, Madeleine Onclinx e das empresas de atendimento à emergências ambientais, como vazamento de óleo, gerenciamento de riscos ao meio ambiente e planejamento portuário e ambiental.