Encontro discute integração entre Porto de Paranaguá e Ferrosul 01/07/2010 - 17:40

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho, e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, reuniram-se nesta quinta-feira (1º), em Paranaguá, para discutir a importância da criação da Ferrosul. A linha férrea deve ligar os terminais portuários do Paraná aos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e integrar a região Centro-Oeste brasileira, o Paraguai e a Argentina.

“A Ferrosul é extremamente importante para a economia nacional e também para o comércio internacional do Mercosul. Já atuamos em conjunto com a Ferroeste e sabemos da importância do modal ferroviário para a logística do porto e o escoamento da produção paranaense”, explicou Lobo Filho.

O projeto de lei criando a Ferrosul foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa do Paraná e aguarda sanção do governador Orlando Pessuti. No Rio Grande do Sul, a governadora Yeda Crusius encaminhou a proposta ao legislativo gaúcho para que o Estado também participe como sócio e, segundo as resoluções 1042 e 1062 do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), os governadores de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul igualmente deverão aprovar leis neste sentido.

De acordo com Samuel Gomes, a Ferrosul está sendo criada a partir da estatal paranaense Ferroeste e foi debatida entre os Governos Estadual e Federal em encontro realizado no último mês. “Os governadores da região Sul e o Governo Federal entendem que a Ferrosul é uma oportunidade para ligar os portos e o interior do Brasil, reduzir os custos de transporte e fomentar a produção nacional”, disse.

“Além disso, a linha vai fazer a integração com o Paraguai, o noroeste da Argentina e parte da Bolívia, atendendo todo o setor produtivo no entorno dos Rios Paraná e Paraguai”, completa ele.

PROJETO: A expansão da Ferrosul se dará a partir do trecho da Ferroeste já em operação, entre Cascavel e Guarapuava. Um ramal ligará Cascavel-Guaíra/PR-Maracaju/MS. Outro trecho, fazendo conexão com a Norte-Sul, descerá desde Panorama (SP) até Laranjeiras do Sul, na região do Cantuquiriguaçu, no Centro Expandido paranaense, e depois até Chapecó (SC) e Porto de Rio Grande (RS). Outro braço da ferrovia se estenderá de Guarapuava ao Porto de Paranaguá.

A ligação de Cascavel a Foz do Iguaçu, com a construção de uma ponte sobre o rio Paraná, é parte da malha projetada da Ferrosul, permitindo ao Paraguai acesso ao Porto de Paranaguá e integrando o Corredor Ferroviário Paranaguá-Antofagasta, compromisso assumido pelos presidentes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Em Santa Catarina, a ligação entre Chapecó e o Porto de Itajaí completa os novos trechos da Ferrosul. Toda essa malha estará conectada ao sistema nacional de bitola larga, cujo tronco é a ferrovia Norte-Sul, de responsabilidade da Valec, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, e também à malha de bitola métrica, da extinta Rede Ferroviária Federal, hoje concedida à ALL nos quatro estados do Codesul.