Empresa Portos do Paraná participa de evento sobre cabotagem 23/10/2019 - 14:56

A Portos do Paraná enviou nesta quarta-feira (23) 43 funcionários para participar do 3° Seminário de Cabotagem e Intermodalidade - Logística e Infraestrutura, organizado pelo Instituto de Diplomacia Empresarial e Marketing de Cidades (Idem). São 250 pessoas no evento que acontece durante todo o dia em Paranaguá.

O chefe do Departamento de Planejamento da empresa pública, Carlos Eidan de Assis, fez uma das palestras do evento. “Os Portos do Paraná estão participando, trazendo sua visão e demonstrando todas as ações de melhorias que estão sendo implantadas, tanto terrestres como marítimas, com foco em atender não apenas a navegação de longo curso, mas também a cabotagem”, afirma.

Assis salientou o engajamento de toda comunidade portuária no seminário e a participação dos colaboradores diretos da Portos do Paraná. “A nova gestão vem preocupada com a capacitação de todos os funcionários. É importante que ele tenha uma visão macro de tudo que acontece no setor portuário”, completa.

Um dos defensores da cabotagem é o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva júnior, que acredita que o constante crescimento de cargas movimentadas no Brasil passa necessariamente pelo desenvolvimento de outros modais.

“A cabotagem é um modal que precisa ser incentivado, já que o País tem uma longa costa marítima e carga para ser distribuída em diversos estados. O desenvolvimento da cabotagem em escala nos traria vantagens nos custos, além de proporcionar mais uma alternativa na logística de distribuição nas diversas regiões do Brasil”, explica Teixeira.

Para Flávio Frota, consultor e organizador do evento, o debate está bastante produtivo. “O tema é de interesse da atividade portuária. A cabotagem é um modal importante, que integrado as rodoviário e ferroviário pode trazer soluções logísticas inovadoras voltadas para a produção paranaense e do País”.

O QUE É - Cabotagem é a modalidade de transporte de cargas internamente, por navios, entre portos do próprio país, reduzindo o impacto de caminhões nas vias, entre outros benefícios.

PROGRAMAÇÃO - O evento teve abertura às 9 horas, seguida de painel com moderação de João Arthur Mohr, coordenador de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e membro do Grupo G7, integrado pela Fecoopar/Ocepar, Faciap, ACP, Faep, Fiep, Fetranspar e Fecomércio.

Até o fim do dia estão agendadas ainda outras oito palestras: do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), da Cattalini, Cotriguaçu, Fetranspar, Antaq, Loh-in, Mercosul-Line e Rumo. O encerramento está previsto para 17 horas.