Empresa Portos do Paraná entrega prêmios do concurso de desenhos 10/07/2019 - 13:00

*Clique e confira todas as fotos da cerimônia e os desenhos vencedores.

Os dez alunos vencedores do concurso de desenhos e frases do programa Porto Escola fizeram uma visita especial ao Porto de Paranaguá nesta quarta-feira (10). Os estudantes e professores ganharam um passeio de barco, kits de desenho e um quadro com a composição vencedora. A oitava edição do concurso reuniu trabalhos de 824 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, matriculados na rede pública de ensino.

“O Porto Escola tem uma grande responsabilidade social, pois trata da relação entre o porto e a cidade, aproximando a comunidade da atividade portuária e mostrando a importância que ela tem na economia local”, explica o diretor de Meio Ambiente da empresa Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

Desde 2015, cerca de 7,4 mil crianças participaram das atividades. Os alunos de Paranaguá e Antonina visitam o porto de ônibus e participam de uma palestra sobre logística, meio ambiente e segurança. Depois, em sala de aula, continuam trabalhando os temas e, com a supervisão dos professores, criam desenhos e frases para contar o que apreenderam.

Segundo a secretária de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, Vandeci Dutra, o Porto Escola é a oportunidade que os alunos têm de conhecer o trabalho de muitos familiares “Muitos pais e parentes de alunos trabalham direta ou indiretamente com serviços relacionados ao porto. Essa aproximação faz com que os alunos entendam a importância do nosso porto e mostra também o cuidado que existe com a natureza”, disse.

A aluna Maria Cecilia de Lima Alves, de 10 anos, disse que gostou muito de participar. “O que eu mais gostei foi de ver como as coisas funcionam e depois de desenhar tudo o que eu aprendi na visita”

Para a professora Elenir de Souza, da escola municipal do campo Cipriano Librano Ramos, o projeto ajuda as crianças a entender a realidade da região. “O porto faz parte da vida deles, seja no trabalho dos pais ou familiares, ou no impacto que tem para a cidade”, avalia.

O funcionário Willian Kesseli, que trabalha no setor de operações do Porto de Paranaguá há 35 anos, elogiou a qualidade e os detalhes dos desenhos. “Eles conseguiram retratar muito bem o dia a dia no cais. É um motivo de orgulho para toda a equipe que trabalha nas movimentações ver esse carinho”, disse ele.

O programa Porto Escola tem o apoio da Praticagem Paranaguá, Pasa, AlBriggs e Aquamec.

VENCEDORES - Os critérios para avaliar os trabalhos foram criatividade, originalidade e temática. Confira os que tiveram os desenhos selecionados:

Escola Municipal Almirante Tamandaré
Beatriz Alexandre Fernandes (5ºA)
Prof. Cristiane Hauly
Frase: Porto de Paranagua, Orgulho do Paraná!

Escola Municipal Francisca Pessoa Mendes
Carlos Daniel (5ºD)
Prof. Juliane Santos Urban
Frase: O melhor porto é o nosso!

Escola Municipal de Campo Luiz Andreoli
Ezequiel Cruz da Maia
Prof. Mariel Andrioli
Frase: Na luz do luar, na Baía de Paranaguá, segue o desenvolvimento no Porto.

Escola Dr. Anibal Ribeiro Filho
Fernanda Surmani (5ºC)
Prof. Edilaine Cristina Rausis
Frase: Embarcando para um futuro melhor, com o Porto de Paranaguá.

Escola Municipal Arminda de Souza Pereira
Imnã Gabriel Martins Mendes (5ºF)
Prof. Fabiane Cunha
Frase: Porto de Paranaguá com muito cuidado com a nossa população.

Escola Municipal Nazira Borges
João Gabriel Gouvea
Prof. Marili Morreira Lopes
Frase: O Porto de Paranaguá é muito mais do que só um porto. É um lugar de aprendizagem e muita vida marinha.

Escola Municipal Pres.Castelo Branco
Ken Ross Gamboa (5ºA)
Prof. Edna Regina A.P. Kaminski
Frase: O Porto de Paranaguá é 1º no Brasil em Desenvolvimento Ambiental, porque acredita na importância da vida.

Escola Municipal do Campo Cipriano Librano Ramos
Maria Cecília de Lima Alves
Prof. Elenir de Souza
Frase: Porto de Paranaguá levando progresso para muitos lugares.

Escola Municipal Prof. Sully da Rosa Vilarinho
Natalya Miriã de Oliveria Carneiro (5ºA)
Prof. Janete Rodrigues
Frase: O Porto de Paranaguá é a vitrine comercial do nosso Estado.

Escola Dr. Anibal Ribeiro Filho
Nicolas Renan Silva Linhares (5ºB)
Prof. Janete Emilia Correa da Silva
Frase: Porto Dom Pedro II, há décadas sendo exemplo de prosperidade para o Brasil.