Em contagem regressiva, atletas garantem os últimos kits na véspera da 3ª Corrida do Porto 17/05/2025 - 18:18

Evento filantrópico realizado pela Portos do Paraná recebeu 3 mil inscrições e acontece neste domingo (18)
Centenas de atletas aproveitaram o sábado (17) para retirar os kits da Corrida do Porto que acontece neste domingo (18), com largada no Porto de Paranaguá. O evento filantrópico realizado pela Portos do Paraná recebeu 3 mil inscrições, que serão revertidas em doações para melhorias no Lar de Idosos Perseverança e no Asilo São Vicente de Paulo, em Paranaguá.
A edição de 2025 supera em 50% a participação registrada no ano passado, com competidores de oito estados e 77 cidades, e reforça a relação entre o porto e a cidade de Paranaguá, impulsionando o turismo na região.
O casal de aposentados Luzia e Inácio Kato, de 76 e 73 anos de idade, vieram de Curitiba para pegar os kits no Palácio Taguaré. “O médico Drauzio Varela tem razão. Qualquer idade pode correr. É só ter vontade de treinar”, afirmou Inácio. Os dois vão participar nos maiores percursos, de 10 e 15 km, respectivamente. “Eu sinto que a gente ganha bastante energia positiva desse clima de corrida é muito legal. É bem gostoso”, afirmou Luzia.
E não são apenas os turistas que irão correr, os trabalhadores portuários também estarão presentes. O encarregado de operações, Henrique Mendes, atua há quase 15 anos no cais, mas se inscreveu pela primeira vez na corrida para ter uma nova vivência com a cidade. “É uma maneira diferente de ver o porto no dia a dia”.
Algumas empresas portuárias também incentivaram os participantes a correrem, como foi o caso do analista químico, Odilon Alves, que veio acompanhado da companheira, a auxiliar administrativa, Daniele Silva. “Meu trabalho me incentivou, peguei até a camiseta da própria equipe da empresa, que pagou metade. É um evento que sempre tive interesse em participar e a Dani também ficou com vontade ir novamente, então nos inscrevemos”, explicou Alves.
Esta é a segunda vez que a Daniele participa. “Eu vou na caminhada para dar tempo de olhar tudo, de conhecer o cais. Você consegue ter uma vista mais perfeita do porto lá de dentro. É bem legal”.
Os acompanhantes dos atletas também irão se divertir. Eles poderão aproveitar o espaço gastronômico e as crianças terão disponível a área kids com alpinismo e tobogã infláveis, piscina de bolinhas, campo de futebol inflável e pipoca a vontade. A dona de casa, Elis Regina Santana, vai trazer a família para apoiá-la na corrida. “Vai ser a minha terceira participação na Corrida e quero melhorar meu tempo, seja um minutinho ou dois, e curtir o espaço também”.
A empreendedora Gisele Granza vai correr pela segunda vez e segue inscrita na categoria de 10km. “Eu moro aqui e nunca tinha visto o cais, assim, por dentro. Achei muito lindo, muito diferente mesmo, né? Eu fiquei com bastante orgulho”.
Sobre a Corrida
A corrida é pioneira no mundo por utilizar o cais como trajeto da competição. O evento se tornou tão significativo que hoje faz parte do calendário oficial de eventos do município, por meio de uma lei aprovada pelos vereadores da cidade. Com distâncias de 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km e 15 km, a prova será realizada neste domingo (18), com largada em frente ao Palácio Taguaré, às 7h30.