Dirigentes da Fiep visitam Porto de Paranaguá e destacam crescimento do terminal 11/08/2008 - 09:50

“As informações que conseguimos obter hoje foram muito importantes e positivas. Ficamos conhecendo as melhorias no entorno do Porto bem como os pontos delicados, como a dragagem”, afirmou Paulo Eduardo Rodrigues Ceschin, coordenador do Conselho Temático de Infra-estrutura da Fiep

Membros da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) visitaram a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) na última sexta-feira (08). Eles participaram de uma reunião com o superintendente da autarquia, Eduardo Requião, com o objetivo de conhecer a infra-estrutura dos portos paranaenses, bem como os projetos que estão sendo desenvolvidos pela autarquia.

Para Ardisson Naim Akel, coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep e Presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), a impressão do encontro foi muito boa. “Tivemos a oportunidade de ter uma apresentação técnica e conversar com o superintendente do Porto numa troca de impressões franca. Tivemos boas perspectivas de presente que vivem os portos do Paraná e também conhecemos as perspectivas para o futuro, com o objetivo de atender cada vez melhor as demandas de importação e exportação dos empresários paranaense”, disse.

Paulo Eduardo Rodrigues Ceschin, coordenador do Conselho Temático de Infra-estrutura da Fiep também participou da reunião. Visitando o Porto pela segunda vez, Ceschin disse que o acesso às informações e estatísticas dos terminais paranaenses são fundamentais para as indústrias do Estado.

“As informações que conseguimos obter hoje foram muito importantes e positivas. Ficamos conhecendo as melhorias no entorno do Porto bem como os pontos delicados, como a dragagem. Mas pudemos entender também as particularidades do sistema público, as leis e procedimentos que precisam ser seguidos. Mas, o importante é que a indústria necessita de infra-estrutura cada vez melhor e barata e sentimos esta preocupação do Porto em atender esta demanda”, afirmou Ceschin.

Informações - Eduardo Augusto Knechtel, membro dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, disse que o encontro permitiu um alinhamento entre a Appa e a Federação. “Nós ficamos positivamente surpreendidos com os dados concretos, informações que recebemos e avaliamos serem importantes de ser divulgadas, como o crescimento e a expansão dos portos, bem como a preocupação com este atendimento da demanda da indústria. Faremos mais reuniões como esta para garantir que as informações corretas cheguem às pessoas certas”, narrou.

Para Akel, o diálogo entre a Appa e Fiep é fundamental para o desenvolvimento da indústria paranaense. “Nós entendemos que as entidades que reúnem empresários que trabalham com comércio exterior devem ter um canal de comunicação aberto com os administradores do Porto de Paranaguá porque ele é a porta de entrada e saída dos produtos paranaenses. Estamos sempre prontos e de portas abertas para ouvir e discutir, para que seja facilitada a atividade do produtor paranaense. Só assim vamos garantir o crescimento”, disse.

Aliança - O diretor empresaria da Appa, Luiz Alberto Lenz César também recebeu os membros da Fiep. Para ele, o encontro ratifica o compromisso da Appa em atender às demandas do empresariado paranaenses, buscando sempre o desenvolvimento do Estado do Paraná.

“Entendemos que o Porto tem uma série de potencialidades para contribuir com infra-estrutura do Estado do Paraná e a Fiep tem estudos e anseios voltados para esta área. O próximo passo será mostrar o que a Appa está fazendo para demonstrar à comunidade empresarial todos os pontos fortes que o porto têm e os canais de potencialidades da infra-estrutura que podem ser criados. Este é o caminho. Estamos comprometidos com este propósito e sentimos que a Fiep também está comprometida com esta aliança em prol do Paraná”, afirmou.