Dia do Trabalhador Portuário foi celebrado com Futebol das Estrelas em Paranaguá 28/01/2023 - 18:43

Ícones do futebol paranaense com passagem por times como o Athletico, Coritiba, Paraná Clube, além de outros clubes nacionais e internacionais, se reuniram neste sábado (28), em Paranaguá, para disputar o Futebol das Estrelas.

O jogo foi promovido pela Portos do Paraná, em comemoração ao Dia do Trabalhador Portuário, para celebrar a data que marca quem trabalha na operação do comércio internacional.

O Estádio Municipal Fernando Charbub Farah, o Gigante do Itiberê, recebeu grandes nomes da história do futebol, como Cuca, Adilson Batista, Cocito, Perdigão, Ademir Alcântara, Alex Lopes, Castor, Saulo, entre outros.

“O simbolismo dessa data pra nós é muito importante. O porto de Paranaguá é premiado todos os anos como um dos melhores portos do Brasil, muito graças à força desse trabalhador que hoje está sendo homenageado. O esporte sempre uniu todas as nações e nós estamos muito felizes”, ressaltou o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski.

Além de uma celebração da data, o intuito da partida foi arrecadar alimentos para distribuir às populações vulneráveis do Litoral. Foram contabilizadas mais de duas toneladas de comida arrecadadas.

O jogo principal, disputado entre a Seleção Paranaense e Seleção das Estrelas, formada por ex-jogadores dos três principais clubes paranaenses, acabou 5 x 3 para os craques famosos.

O evento começou com os times Real Matismo versus Serviços Gerais, cuja formação de ambos foi apenas com funcionários da Portos do Paraná. O primeiro time saiu vencedor por 5 x 2.

CELEBRAÇÃO — O Dia do Trabalhador Portuário é uma alusão à abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, em 1808. A classe trabalhadora contribui para o crescimento da economia do País. Apenas no Paraná, em 2022, foram 58 milhões de toneladas movimentadas nos dois sentidos (exportação e importação), trabalho ininterrupto que garantiu o melhor resultado da história da autarquia paranaense.

O técnico Cuca, que já treinou times como o Palmeiras e Atlético Mineiro, destacou a importância dos profissionais portuários e disse que o jogo entre craques foi uma forma de homenagea-los. Ele ainda ressaltou que dentro de campo, a competitividade existe, mas é saudável e com respeito.

“É um pessoal que pouco aparece mas eles são muito importantes na nossa vida. Então a gente veio pra fazer esse jogo amistoso e homenageá-los, com pessoas que fizeram muito pelo futebol brasileiro. Se puder fazer um gol, sempre é bom. Tá no instinto a competição, mas com saúde e paz que é o mais importante de tudo”.

Adilson Batista, que não pode entrar em campo por conta de uma cirurgia no joelho, conta que o Jogo das Estrelas é a celebração da amizade entre craques e o momento de fazer uma boa ação para a comunidade. “É legal sempre participar e rever os amigos, encontrar todo esse pessoal que a gente conviveu anos jogando juntos. É um evento solidário, está sendo uma alegria compartilhar com o veranista do nosso litoral”.

Luís Fernando Laguna, assessor da governadoria e ex-jogador do Athletico e Chapecoense, destacou que trazer grandes nomes do futebol para a partida foi uma forma de homenagear os trabalhadores portuários. “Estamos organizando o evento há 20 dias para fazer uma homenagem aos portuários. Reunimos grandes craques do passado para que pudessem fazer parte dessa festa”.

Miguel Nasser Bisneto, coordenador de assistência médica e social na Portos do Paraná, que disputou a partida pelo time Real Matismo, não escondeu a alegria em comemorar a data com a família e amigos. “Foi sensacional. Tá um dia bonito, a festividade do dia do portuário, toda a família reunida, os amigos, é um futebol gostoso pra desconstruir nessa data”.

SUCESSO — O Futebol das Estrelas acontece há cerca de seis anos e se tornou atração do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado. Ex-atletas do futebol também já jogaram na areia nesta temporada. A partida Amigos do Adilson Batista x Amigos do Ademir Alcântara reuniu milhares de pessoas em Caiobá, há cerca de duas semanas.

Hélio Wirbiski destacou ainda o sucesso da operação Verão Maior Paraná em todo o Estado. “Estamos muito felizes. Hoje comemoramos mais de 700 mil atendimentos na operação verão, que envolve Paranaguá e todos os municípios do litoral e está sendo um sucesso. Conseguimos criar um círculo virtuoso da economia, do esporte e da cultura, com muita segurança”, disse o secretário.

A programação do Verão Maior Paraná conta ainda com outras atrações esportivas, que englobam corrida de rua, parede de escalada com tirolesa, futevôlei, beach tennis, travessias a nado e diversas outras atrações. A agenda completa está AQUI.

O Estado tem seis pontos fixos nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, além de outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná. Desde o final de dezembro, já houve mais de 310 mil atendimentos nesses locais.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS