Desligamento de 28 portuários pelo PDI da Portos do Paraná é marcado pela emoção 01/03/2024 - 16:28

Profissionais que aderiram ao programa receberam últimas instruções da empresa e foram homenageados pelos colegas pelo legado deixado nos Portos de Paranaguá e Antonina

Dando sequência ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI) iniciado em agosto de 2022, a Portos do Paraná se despediu, nesta sexta-feira (01), de 28 portuários que encerraram seu ciclo na empresa pública. Eles receberam as últimas instruções sobre a saída, como fazer para tirar dúvidas futuras ou entrar em contato para buscar algum documento de que precisem e foram homenageados pelos colegas pelos serviços prestados.

Este é o segundo bloco do afastamento planejado com profissionais das mais diversas áreas e que deixam anos de dedicação à atividade portuária.

“A gente não acha palavras para agradecer, para retribuir tudo o que eles fizeram pelo Porto nesse período todo. Quando a gente passa pelo Porto, vê que cada um deu sua contribuição com sua experiência, vontade, dedicação, compromisso e isso para nós é um exemplo para aqueles que estão ficando aqui para continuar na mesma toada”, discursou o Diretor Administrativo e Financeiro Marcos Bonoski.

Neste bloco, deixam o Porto: auxiliares de serviços gerais, programadores, guardas portuários, conferentes de capatazia, engenheira, assistente social, contramestres de manutenção mecânica, assistentes administrativos e analista de sistemas.

O PDI foi instituído em agosto de 2022 com a publicação de seu regulamento. Para aderir era necessário ter pelo menos dez anos de tempo de serviço na Portos do Paraná, menos de 75 anos e não ter nenhum tipo de impedimento conforme a norma do certame.

Para a Gerente de Gestão de Pessoas, Melissa de Paula, foi uma chance de se demonstrar honra pelos colegas que deixam a empresa.

“Se a gente está aqui onde está hoje é porque eles trilharam um caminho para a gente passar. Eu estou muito emocionada e eu sou gerente hoje porque o Cid (José Pereira, que sai no PDI) me ensinou e foi um grande professor para mim e para todos. Infelizmente, não pude conviver com todos, mas tenho carinho e gratidão pelo trabalho de todos eles”, destacou.

Muito emocionado, acompanhado do filho Victo Hugo, o Guarda Portuário Daniel do Nascimento agradeceu a oportunidade de ter estado na Portos do Paraná.

“Nos meus 37 anos de Porto, sou grato a Deus e ao Porto. A única empresa em que trabalhei a vida toda e não tenho como conter a minha emoção. Pelo que olho o Porto, pelas mudanças, dentro das minhas possibilidades eu pude contribuir um pouco também e fica a minha gratidão à empresa que me acolheu nesses anos todos”, apontou.

Já para a Agente Portuária Joici Felix, a emoção foi inversa. Ela continua, mas se despediu de seu pai Luiz Fernando Pereira Gouvêa, Auxiliar de Serviços Gerais, que saiu por meio do PDI.

“A gente era de Antonina e ele contava histórias. Trabalhava por escala, tinha que vir, não tinha como voltar muitas vezes, às vezes tinha que dormir em qualquer lugar e o começo foi difícil. Depois que entrei no Porto, ele tinha muito orgulho de ter uma filha portuária como se fosse o legado dele. Na saída, dei um abraço nele e falei que era muito grata porque ele criou a gente trabalhando nesse Porto”, finalizou Joici.