Deputados conhecem detalhes da dragagem no Porto de Paranaguá 25/03/2009 - 18:20

A dragagem no Canal da Galheta, que dá acesso aos Portos do Paraná, foi o principal tema da reunião promovida nesta quarta-feira (25), no Porto de Paranaguá, entre o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e deputados da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa. Junto com sua equipe técnica, o dirigente portuário fez um histórico da questão da dragagem no terminal portuário, apontando os principais entraves que impediram a realização da obra em anos anteriores.

“Ultrapassamos diversas dificuldades nos aspectos técnicos e ambientais e, principalmente, superamos os problemas que tivemos com contratos antigos de dragagem que eram em dólar e excluíam Antonina do processo. Hoje pudemos mostrar o quanto essa administração está preocupada em realizar o mais breve possível a dragagem. Hoje estamos realizando a dragagem de emergência e, na seqüência virá a dragagem de manutenção e, por fim, a de aprofundamento, que será realizada ainda neste ano num convênio com o Governo Federal, dentro do Plano Nacional de Dragagem, que contempla outros cinco portos nacionais”, disse o superintendente da Appa.

Com a dragagem emergencial, o Canal da Galheta voltará às dimensões originais, com 15 metros de profundidade e 200 metros de largura, e o seu traçado, hoje sinuoso, será recuperado. Construído sobre um banco na década de 1970, o Canal da Galheta vem sofrendo ao longo dos anos com a ação das correntes e intempéries climáticas e perdendo muitas de suas características naturais. “A dragagem de manutenção vai recuperar suas condições originais e após a conclusão dos trabalhos, o Porto alcançará condições plenas para atender às novas gerações de navios, maiores e com maior capacidade de carga”, declarou Souza.

“A forma como foi feita a apresentação e prestados os esclarecimento permitiu-me sair daqui com muito mais informações técnicas e com condições de debater na Assembléia Legislativa a questão da dragagem. A reunião foi muito produtiva e esclarecedora”, comentou o deputado Douglas Fabrício (PPS). Esta foi a primeira vez que o deputado veio ao Porto de Paranaguá na condição de parlamentar. Antes disso, ele visitou o terminal na época em que era estudante.

Para o deputado Edson Strapasson (PMDB), a visita ao Porto de Paranaguá foi produtiva porque esclareceu pontos importantes sobre a dragagem, um assunto muitas vezes abordado no plenário da Assembléia. “Hoje tivemos conhecimento sobre toda a problemática da dragagem, as questões jurídicas e ambientais. Ficamos satisfeitos em ter informações claras e concretas sobre a dragagem e uma visão real do que está sendo realizados no Porto. Um debate esclarecedor como esse nos proporciona uma melhor condução dos trabalhos legislativos”, comentou.

O deputado Marcelo Rangel (PPS), também considerou a reunião esclarecedora. “Poderemos estabelecer prioridades e vamos fazer um relatório dessa reunião que foi muito proveitosa. Esta reunião foi muito importante. Os dados que nos foram repassados sobre a dragagem foram esclarecedores e o relatório que será elaborado será bem completo e amplo, com opiniões relevantes de técnicos. Acredito que com essa reunião chegaremos a um consenso e a uma opinião concreta sobre trabalho de dragagem”, frisou o deputado.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Yahia Hamud também participou da reunião. “Cobramos a realização da dragagem e manifestamos nosso apoio à Appa quando a obra teve início, porque trata-se de uma importante obra para o Porto e para a cidade. A reunião foi muito esclarecedora e transparente tanto para os deputados que tinham informações que muitas vezes não correspondiam com a realidade quanto para a comunidade de um modo geral”, disse Hamud.