Conselho de Administração aprova diretoria executiva da Portos do Paraná 18/02/2023 - 06:33

O Conselho de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina aprovou, por unanimidade, a nova diretoria executiva da Portos do Paraná. Os nomes já haviam passado pela aprovação do Conselho de Controle das Empresas Estatais e do Comitê de Indicação e Avaliação do Governo do Estado. 

 

A empresa pública continuará sob a gestão de Luiz Fernando Garcia, que comandou os portos paranaenses nos últimos quatro anos. Também foram reconduzidos os diretores de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana; do Jurídico, Marcus Vinícius Freitas dos Santos; de Engenharia e Manutenção, Victor Yugo Kengo; e Administrativo e Financeiro, Marcos Alfredo Bonoski. 

 

“A diretoria executiva seguirá com o compromisso firme de tirar do papel grandes projetos, investir na capacitação técnica do corpo de funcionários e manter uma relação transparente e harmoniosa com toda sociedade paranaense”, reforçou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia. 

 

OPERAÇÔES: O engenheiro civil Gabriel Perdonsini Vieira assume a diretoria operacional, no lugar de Luiz Teixeira, funcionário da Portos do Paraná desde 1976, que exerceu o cargo por oito anos. 

 

Viera é formado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele tem passagens pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá e pela América Latina Logística (antiga ALL). 

 

Segundo ele, o trabalho será voltado para o avanço da produtividade e eficiência nas operações. “A autoridade portuária é uma grande facilitadora do comércio exterior. Queremos seguir com a excelência nos serviços e garantir bons resultados e novos recordes”, disse.  

 

EMPRESARIAL: O parnanguara André Luiz Pioli Bernaski, que ocupou o cargo de diretor empresarial entre 2019 e 2022, retorna à função. Pioli é jornalista, com MBA em Comunicação Social e master em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. 

 

“Para mim é uma grande honra voltar para a Portos do Paraná. Minha expectativa é contribuir para qualidade no setor de logística e na melhor relação do porto com a cidade e todo o Litoral”, reforçou. 

 

COMPROMISSO: Segundo o presidente do Consad, Mario Povia,  aprovação unânime pelos conselheiros reforça a preocupação com a continuidade dos projetos em andamento. 

 

“A Portos do Paraná tem alcançado os bons resultados graças às pessoas que fazem parte deste processo. Podemos ter novas tecnologias, normas claras, mas o grande diferencial está nas pessoas”, destacou ele. 

 

Por três anos consecutivos, os portos paranaenses são reconhecidos como a melhor gestão portuária do País, segundo o Ministério da Infraestrutura.

 

Confira o currículo dos diretores da Portos do Paraná:

Diretor-presidente: Luiz Fernando Garcia é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, com máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport e pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Antes de assumir a Portos do Paraná, em 2019, foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no Governo Federal.

 

Diretor de Meio Ambiente: João Paulo Santana é arquiteto urbanista formado pela Universidade Positivo. Possui pós-graduação em Gestão Pública e é mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Antes de ocupar o cargo na Portos do Paraná, foi coordenador chefe regional do Paraná Cidade, professor de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, presidente do Conselho do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Ponta Grossa e Secretário Municipal de Planejamento de São João do Triunfo. Está na Portos do Paraná desde 2019. 

 

Diretor Jurídico: Marcus Vinicius Freitas dos Santos é formado em direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacelar e mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Atuou como procurador geral do município de Ponta Grossa, onde também foi Secretário Municipal de Governo e Diretor de Cidadania na Secretaria de Segurança Pública. Está na Portos do Paraná desde 2019. 

 

Diretor de Engenharia e Manutenção: Victor Yugo Kengo é engenheiro mecânico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem MBA em Investimentos e Private Banking pelo Ibmec e em Gestão de Projetos pela USP/Esalq. Cursa o Máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Trabalha na Portos do Paraná desde 2016, com passagens anteriores pelo Grupo Renault e Eletrolux. 

 

Diretor Administrativo e Financeiro: Marcos Alfredo Bonoski é formado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FADEPS) e pelo Centro Tecnológico Opet (Gestão Financeira). Tem pós graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo e está na Portos do Paraná desde 2021. Antes, foi diretor financeiro do Instituto de Tecnologia do paraná (Tecpar). 

 

Diretor de Operações Portuárias: Gabriel Perdonsini Vieira é engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná. Tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.  Entre 2016 e 2022 trabalhou no Terminal de Contêineres de Paranaguá, onde gerenciou as áreas de meio ambiente, infraestrutura, regulatório, institucional e relações governamentais. Na América Latina Logística (antiga ALL e atual Rumo) foi analista sênior, engenheiro de superestrutura ferroviária. 

 

Diretor de Desenvolvimento Empresarial: André Luiz Pioli Bernaski, é jornalista, com pós graduação em Ciências Políticas,  MBA em Comunicação Social e master em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Trabalhou na TVCI e em veículos de imprensa de Paranaguá, foi assessor de imprensa do Sindop, coordenou a imprensa da Liderança do Governo entre 2003 e 2007, foi secretário executivo na Câmara Federal entre 2007 e 2012, entre 2019 e 2022, foi diretor empresarial da Portos do Paraná.