Congressistas da 9ª edição do Cidesport visitam o Porto de Paranaguá 08/11/2022 - 18:23

Neste ano, o IX Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport) começou com uma visita ao Porto de Paranaguá. Na tarde desta terça-feira (08), antes mesmo da abertura oficial, marcada para amanhã (9), uma comitiva de 46 congressistas, do Brasil e de fora, esteve no cais paranaense.

Como explica, Ademar Dutra, professor (doutor) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL e coordenador-geral do congresso Internacional, em todas as edições a organização elege um porto (público ou privado).

“A visita é uma oportunidade aos congressistas para conhecer a prática em outros portos. A maioria já atua na área, mas nem todos conhecem essa estrutura em outros estados. Aqui temos representantes do país todo, do Pará ao Sul”, afirma.

O quesito para essa escolha do local da visita técnica, segundo ele, é a referência. “Paranaguá é uma referência nacional na área portuária em termos de gestão, eficiência e desempenho. É um porto muito admirado”, comenta.

O Congresso, que voltou a ser presencial, vai até a próxima sexta-feira (11) e será no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento é organizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Valência, Espanha.

A Portos do Paraná será representada, no evento na capital catarinense, pela equipe da Diretoria de Operações que terá participação na programação.

Na próxima sexta-feira (11) - das 14h ás 16h, na sala 3 - o técnico portuário Anderson Araripe apresenta o artigo científico “Análise do tempo operacional entre a desatracação e a atracação de navios nos portos do Paraná”.

O Cidesport é um dos eventos de caráter técnico e científico mais importantes do segmento. “O objetivo geral é promover a interação entre a academia, as universidades e o setor portuário”, afirma Dutra. Essa conversa, segundo o doutor em administração, é muito importante, para aproximar os pesquisadores à realidade do mercado logístico e portuário.