Comunidade Portuária participa de Semana de Prevenção de Acidentes 20/11/2009 - 15:40

Entre os dias 23 e 27 deste mês, trabalhadores do Porto de Paranaguá participarão de uma série de palestras ligadas à segurança e saúde no trabalho. A programação faz parte da 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP) Integrada da Comunidade Portuária, que reunirá colaboradores de 15 empresas que atuam diretamente nas operações portuárias e em variados segmentos, como contêineres, fertilizantes, congelados, grãos, açúcar, madeira e na área de logística.

O evento é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em parceria com as Cipas das empresas parcerias e do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Paraná (Ogmo/PR) e atende ao previsto na norma regulamentadora NR 5, do Ministério do Trabalho e Emprego, onde são abordados temas relacionados a cuidados, proteção, ambiente de trabalho e riscos envolvidos nas atividades profissionais.

A abertura da 9ª SIPATP acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 8h30. Na sequência será apresentada a palestra “Acidentes de Trajeto”. Na terça-feria (24), o público vai prestigiar uma peça teatral que abordará o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids”. No dia 25, está programada a palestra “Segurança na operação ferroviária”.

Na quinta-feira (26), o presidente da Associação dos Amputados do Paraná, Paulo Sérgio do Nascimento, falará sobre “As consequências e a superação dos acidentes de trabalho”. O encerramento da 9ª SIPATP acontecerá no dia 27 com a apresentação da palestra “Estresse e qualidade de vida”. Segundo a organização do evento, as palestras sempre terão início às 9 horas e todos os dias haverá sorteio de brindes. A 9ª SIPATP Integrada da Comunidade Portuária acontecerá no Armazém 5C, localizado na Avenida Portuária, ao lado do Sindicato dos Estivadores.

Neste ano, são parceiras do evento: Appa, Ogmo/PR, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Pasa Operações Portuárias, Sadia, Associação dos Operadores do Corredor de Exportação (AOCEP), AGTL Armazéns Gerais, Centro Sul Serviços Marítimos, Andali Operações Industriais, Paranaguá Produtos Florestais (PFT), Serra do Mar Armazéns Gerais, Rocha Top, Companhia Brasileira de Logística (CBL), América Latina Logística (All), Harbor Operações Portuária e Unimed Saúde Ocupacional.