Comitiva internacional da OCDE conhece ações da Portos do Paraná que contemplam os ODS 26/05/2023 - 09:28

Em visita a Portos do Paraná nesta quinta-feira (25) a comitiva internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) encerrou sua missão internacional no Paraná relacionada ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No Palácio Taguaré, sede administrativa da empresa pública, assistiram palestra do diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana. “A reunião de hoje foi bastante importante, a comissão representando a OCDE está passando por todo Estado do Paraná, conferindo ações do Governo do Estado e de municípios que foram elencados para serem cases de análise, através da verificação de como estão sendo implantados os ODS nas políticas territoriais, de como os governos estão aplicando seu orçamento em ações que realmente implantem em seus territórios os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio”, afirma Santana.

Para ele, “o fato da Portos do Paraná ser signatária dos ODS e já estar aplicando isso em suas ações fez com que essa visita tenha sido supertranquila e de bastante sucesso. Eles viram ser aplicados aqui aquilo que a gente planeja que vá ao encontro dos ODS, que é o que eles buscam. ”

Para Keli Cristina de Souza Gali Guimarães, superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, “a apresentação do porto é excelente, eles tiveram uma noção de como se trabalha aqui, de toda dinâmica, dos produtos atendidos, das pessoas envolvidas, isso para a OCDE é muito importante para formulação do relatório que eles vão lançar ainda esse ano. ”

Na avaliação da analista de Políticas Públicas da OCDE, Aline Matta, as exposições e depoimentos dos diversos envolvidos demonstram uma perspectiva positiva para o Paraná em relação às metas. “Foram dias muito intensos de discussões com o poder público nos três níveis de governo, iniciativa privada e a sociedade civil, em que a gente pode identificar um compromisso coletivo de avançar com a implementação da Agenda 2030 no Estado”, declarou a analista da OCDE.

PRÓXIMOS PASSOS - O material coletado pela OCDE durante os encontros servirá de base para a elaboração de um relatório com novas recomendações ao Governo do Estado sobre o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável. O Paraná terá 30 dias para enviar as considerações finais, e posteriormente, a versão final será publicada em Paris, com a entrega também ao Poder Executivo

RENOVAÇÃO - Na terça-feira (23), durante a abertura da quarta missão da OCDE no Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a renovação da parceria entre o Estado e a organização internacional. 

ODS – Ao todo, são 17 objetivos, com 169 metas vinculadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU). As metas abrangem a erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização.

O Paraná é o primeiro e, até o momento, o único estado do Brasil a firmar um convênio com a OCDE no âmbito dos ODS e representa a América Latina no projeto, juntamente com a província de Córdoba, na Argentina. Em 2021, o Estado também foi reconhecido pela própria organização como um exemplo mundial a ser seguido em relação ao desenvolvimento sustentável.

A Portos do Paraná é signatária dos ODS, contemplando os 17 objetivos em suas ações de monitoramentos e através de seu Programa de Educação Ambiental (PEA).  

GALERIA DE IMAGENS