Comitiva com empresários chineses visita a Portos do Paraná 25/10/2023 - 17:39

Encontro faz parte de uma rodada de negócios promovida pela Invest Paraná entre empresários chineses e paranaenses.

Um grupo de empresários chineses visitou a Portos do Paraná no último final de semana. O encontro faz parte de uma rodada de negócios criada pela Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do estado. A visita é um retorno à missão China, promovida pela agência em setembro, quando, junto com o vice-governador Darci Piana, participou de feira, eventos e rodadas de negócios no país asiático.

No sábado (21), a comitiva realizou uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. Na oportunidade, os empresários conheceram o ambiente portuário, tiraram dúvidas e viram de perto o funcionamento dos terminais e do sistema de escoamento de grãos, um dos grandes interesses do grupo.

Luciano Rosina, gerente de desenvolvimento empresarial da Portos do Paraná salientou que a visita foi importante para que os empresários conhecessem os processos que envolvem a logística da maioria das suas cargas no Paraná, e afirmou que a eficiência do porto os surpreendeu. “Eles ficaram muito felizes de conhecer a operação e de saber que o Porto Paranaguá é o porto mais eficiente do Brasil. Há quatro anos consecutivos que a Portos do Paraná é considerada a melhor gestão dos portos do país”, disse Rosina.

José Carlos Bom, coordenador de infraestrutura e comunicação do Porto de Paranaguá, guiou o grupo pelas dependências do porto, e enfatiza que a localização estratégica do Paraná, somada à capacidade portuária são de grande importância, não apenas para o mercado chinês, mas para muitos outros países. “A comitiva saiu daqui com a certeza de que o Porto de Paranaguá é o melhor caminho pra todos os grãos. Tanto na exportação quanto na importação, esse é o melhor caminho para esse país prosperar aqui no Brasil”, avaliou.

A rodada de negócios teve início no dia anterior, na última sexta-feira (20), quando 20 empresários chineses a fim de fazer negócios com empresas e instituições do Paraná, foram recebidos no Campus da Indústria, do sistema Fiep. O grupo participou de uma rodada de negócios promovida pela Invest Paraná e Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seic), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destacou o retorno positivo pós missão China, pois além de negócios prospectados e declarado interesse das empresas, houve a organização em comitiva desses empresários que agora visitam o Paraná. “Essas empresas buscam não só uma oportunidade para comprar, mas também uma parceria a longo prazo, que foi o que nós ofertamos lá. Não vir aqui simplesmente para fazer uma compra única, mas com uma parceria”, explica.

O diretor de Relações Internacionais da Fiep, Higor de Menezes, definiu a parceria entre China e Paraná como estratégica. “Há uma tendência global, de realmente a gente buscar por parcerias e investimentos na Ásia. Então a China com toda certeza, como um dos maiores parceiros comerciais do estado do Paraná, segue a mesma linha”, analisou. A relação comercial entre os dois países é excelente: hoje a China é a principal compradora dos produtos do Estado, com US$3,7 bilhões movimentados de janeiro a julho deste ano, um quarto de tudo que é exportado pelo Paraná.

GALERIA DE IMAGENS