Com novos sistemas, Celepar e Portos do Paraná garantem agilidade no comércio exterior 02/06/2023 - 13:39

Soluções desenvolvidas pela empresa facilitam a gestão portuária nos desafios de logística e circulação de mercadorias. Os destaques são o Sistema de Controle de Estoques e Movimentação de Mercadorias, Carga Online (COL) e APPAWEB.

Os Portos do Paraná têm desempenhado um papel fundamental no comércio exterior do País. Para otimizar as operações portuárias e superar os desafios logísticos, a Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) desenvolveu diversas soluções, dentre sistemas e aplicativos para auxiliar a gestão portuária a desempenhar seu trabalho de forma mais eficiente e ágil.

Com um grande volume de cargas exportadas e importadas, os portos enfrentavam desafios logísticos, como longas filas de caminhões e dificuldades na programação de recebimento e embarque. A empresa pública e a Celepar identificaram essas necessidades e desenvolveram soluções tecnológicas inovadoras para superar esses obstáculos.

Um exemplo é o Sistema de Controle de Estoques e Movimentação de Mercadorias (SCOA), criado para gerenciar de forma integrada os estoques dos terminais e a movimentação de mercadorias. Com sua interface integrada ao Carga Online (COL), a solução permite um controle mais eficiente do embarque das milhões de toneladas de grãos exportados por Paranaguá. Além disso, o SCOA também desempenha um papel crucial na gestão do estoque de granéis dos silos públicos, contribuindo para o funcionamento suave do corredor de exportação.

Segundo o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa, a tecnologia desenvolvida pela empresa contribui com o plano estratégico da Portos do Paraná. "Paranaguá tem um enorme potencial e está se transformando num dos melhores portos do mundo. O papel da Celepar é apoiar esse projeto de grande impacto econômico e social", disse. “Nossas soluções eliminaram filas, simplificaram processos e proporcionaram um controle integrado de operações portuárias. Isso diminui os custos de operação do porto e tornam Paranaguá a melhor ligação comercial entre o Brasil e o mundo".

Outra ação conjunta foi a construção da APPAnet, portal destinado aos funcionários dos portos que contém uma série de informações institucionais, como modelos de licitação de contratos, requisição de materiais e insumos, entre outros, o que facilita a atuação dos profissionais do órgão.

SIMPLIFICAÇÃO E CONTROLE INTEGRADO – Outra aplicação que tem a atuação da Celepar é o APPAWEB, responsável pelo controle e gestão dos recintos da faixa portuária. Essa tecnologia possibilitou um controle integrado de processos portuários, incluindo a movimentação de veículos, mercadorias e navios.

O sistema gerencia as mais de 50 milhões de toneladas de cargas movimentadas anualmente nos portos, bem como as mais de 2 mil atracações de navios. Além disso, integra-se com outros sistemas utilizados, bem como operadores portuários e a Receita Federal, simplificando a prestação de contas, o desembaraço aduaneiro e agilizando a liberação de mercadorias.

ELIMINAÇÃO DE FILAS – Os portos passaram a ter mais agilidade nas cargas e descargas de caminhões, evitando as filas e contribuindo para uma melhor mobilidade no trânsito da cidade. Esta melhoria aconteceu com o auxílio do sistema de Cargas Online (COL), que além de apontar, por meio de análises e ferramentas de monitoramento, problemas e correções nos sistemas de pesagens de terceiros, orienta como melhorar o tempo de resposta.

Ele facilita o acesso dos exportadores, transportadores e embarcadores às informações operacionais de triagem e de descarga dos terminais graneleiros do Porto de Paranaguá, de forma a facilitar programações de transporte e logística de cargas. O COL possui solução de integração com os operadores de granéis, melhorando o fluxo e a confiabilidade das informações.

O sistema possibilita tanto ao produtor, que é a origem da carga, quanto ao terminal uma melhor programação de recebimento e embarque, trazendo harmonia ao sistema. Tudo isso alinhado à gestão do pátio de triagem, onde passam cerca de dois mil caminhões diariamente.

“Nos últimos anos, os portos do Paraná conquistaram importantes avanços com o auxílio da tecnologia. Foram realizados investimentos em projetos que beneficiaram diretamente as operações, reduzindo o tempo de espera de caminhoneiros e trazendo agilidade para os operadores e toda a comunidade portuária do Estado", afirma o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos, André Pioli.

NÚMEROS – Os portos do Paraná são a principal porta de saída das exportações da região Sul. No primeiro quadrimestre deste ano foram movimentadas 19 milhões de toneladas nos dois sentidos. O volume total é 2% superior em relação ao primeiro trimestre de 2022 (18 milhões de toneladas).

Os portos de Paranaguá e Antonina exportaram e importaram, em abril, 4.952.059 toneladas de cargas. O volume é 7% maior que as 4.614.088 toneladas movimentadas nos mesmos 30 dias de 2022.

Tanto no último mês quanto nos quatro primeiros meses do ano as exportações superaram as importações em volume e em porcentual. Mais de 62% de tudo o que os portos do Paraná movimentam são de embarques, cargas que saem do Estado para todos os continentes.

Os cinco principais destinos das cargas que saíram pelos portos paranaenses, nesse período, foram China, Japão, Coreia do Sul, Holanda e Índia. Os produtos mais exportados, no ano, foram os do complexo soja (grão, óleo e farelo), açúcar e frango.