Com certificação nacional, segurança no Porto de Paranaguá está entre as melhores do mundo 26/05/2022 - 16:07

Declaração de Cumprimento recebida nesta quinta-feira (26) atesta que a instalação portuária paranaense está entre as melhores do mundo em termos de segurança.

A partir desta quinta-feira (26), o Porto de Paranaguá está entre os mais seguros do mundo com direito a certificação entregue em mãos pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). As instalações já tinham sido aprovadas em auditoria em 2021, mas faltava o recebimento da Declaração de Cumprimento, que atesta a segurança da estrutura portuária paranaense. O documento é mais uma prova da eficiência administrativa da Portos do Paraná e também uma garantia a mais para os parceiros comerciais.

“Esse certificado mostra que o Porto de Paranaguá faz parte de um seleto grupo de portos do Brasil e do mundo que estão adequados a exigências e normas internacionais de segurança, e confirma o grande esforço que todos nós dispendemos para estarmos de acordo com essas normas e regulamentos. Passamos a ter mais uma certificação que demonstra a excelência e o esforço para estar entre os melhores sempre”, disse o diretor de Meio Ambiente e diretor-presidente em exercício, João Paulo Ribeiro Santana.

PARÂMETROS INTERNACIONAIS - A Declaração de Cumprimento é um documento expedido pelo Governo brasileiro mostrando que o Porto de Paranaguá está de acordo com os parâmetros internacionais como o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês). “É uma certificação de segurança com alcance e perspectivas internacionais e que coloca o Porto de Paranaguá na vanguarda do que existe de mais moderno em termos de segurança”, explica Marcelo João da Silva, presidente da Conportos.

De acordo com o gerente da Unidade Administrativa de Segurança Portuária (Uasp), Cézar Kamakawa, o documento coloca o Porto de Paranaguá em outro patamar. “As operações que ocorrem em Paranaguá têm um padrão internacional que está sendo cumprido, e essa auditoria provocou a busca pelo conhecimento de todos os setores, o entrosamento e a colaboração entre todos, que se engajaram e participaram ativamente para que esse trabalho fosse devidamente realizado”, afirma.

Para o coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), Alessandro Vivone, foi importante o engajamento da empresa pública na busca pelo certificado. “O presidente Luiz Fernando Garcia se comprometeu a resolver toda a questão documental do que fosse relacionado à segurança para o Porto estar com a Declaração deliberada pela Conportos e Cesportos, e ele cumpriu. É uma grata satisfação para nós essa conquista”, diz.

ISPS CODE - O código ISPS passou a ser implantado pela Agência Marítima Internacional para que o modal marítimo não fosse utilizado como o modal aéreo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. “São analisados os ativos, suas vulnerabilidades, consequências, ameaças que podem atingir o porto e, a partir daí, se constrói um plano de trabalho, de segurança para enfrentar, mitigar esses riscos de ameaças e vulnerabilidades”, explica Da Silva.

O documento tem validade por cinco anos. Nesse período, o Porto de Paranaguá precisa manter todos os parâmetros em dia e está sujeito a fiscalizações.

“Eventualmente podem ser feitas outras inspeções, então toda essa parte de segurança precisa ser mantida, deve ser mantida essa cultura de segurança em todos os setores do Porto de Paranaguá”, finaliza o delegado da Polícia Federal e integrante da Cesportos Bruno Bassani Rebelo.

GALERIA DE IMAGENS