Colaboradores da Portos do Paraná assistem palestra educativa sobre arboviroses 26/05/2023 - 17:14

Nesta sexta-feira (26) colaboradores da Portos do Paraná assistiram a palestra “Dengue, Zika, Chikungunya – Arboviroses: prevenção, cuidados, principais sintomas e tratamento”, no auditório do palácio Taguaré, sede administrativa da empresa pública.

Segundo o coordenador de Assistência Médica e do Comitê de Contingência da Portos do Paraná, Miguel Nasser Bisneto, “a iniciativa veio ao encontro de uma ideia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), junto com o Centro de Epidemiologia de Paranaguá, quando se percebeu um aumento de casos aqui no município de Paranaguá, que refletiu entre nossos funcionários e seus familiares. Por isso a necessidade de trazer essas informações a eles”.

A palestra foi conduzida pelo médico epidemiologista, professor da UFPR e médico na Unidade de Pronto Atendimento de Paranaguá, Gustavo Araújo de Almeida. Para ele, “o principal foco nessas palestras é mostrar para as pessoas não só como se combate, mas sim como acontece a dengue. Mostrar que ela pode se tornar grave e matar, a importância do tratamento e as possibilidades que nós temos para evitar a dengue, baseado em informações corretas. “

Roberto Busato Filho, chefe do posto portuário da Anvisa em Paranaguá, salienta a relevância da palestra, “congregamos aqui a comunidade portuária em torno de uma causa que é muito importante em Paranaguá. Estamos bastante preocupados com a escalada da doença e o melhor instrumento para melhorarmos esse cenário é a informação”.

“A participação dos colaboradores da Portos do Paraná foi bastante significativa, tivemos também presença da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, o que nos deixou muito satisfeitos”. conta Busato.

Para a Ouvidora da Portos do Paraná, Mirella Ferreira Costa, que participou da palestra, “além da grande participação dos funcionários, o evento foi elogiado pela qualidade da palestra. Foram informações novas sobre o tema, que fizeram nossos colaboradores entenderem a dengue, como age no corpo, como deve ser combatida, a importância de se hidratar de forma correta e também da prevenção”, afirma a Ouvidora.

O evento também foi transmitido online pelo YouTube.

GALERIA DE IMAGENS