Cisne Branco vira atração do Porto de Paranaguá neste final de semana 19/05/2023 - 16:03

Embarcação de representação da Marinha do Brasil estará disponível para visitação da população, que poderá ver um pouco também da estrutura portuária local

O Porto de Paranaguá recebeu nesta sexta-feira (19) o Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. A embarcação vem em missão de treinamento e fica atracada até a próxima quarta-feira (24).  No sábado (20) e domingo (21), haverá visitação pública, gratuita. Uma parceria com a Portos do Paraná, que têm o objetivo de integração com a comunidade e que vai permitir que os moradores conheçam o navio e também um pouco da estrutura portuária.

A visitação será das 13h30 até 17h30, e é obrigatório trazer um documento com foto e usar calçado fechado e sem salto.

“Toda a população está convidada a visitar e conhecer esse navio tão importante da nossa Marinha. O Porto, mais do que nunca está aberto aos parnanguaras e aos litorâneos para que as pessoas possam conhecer a nossa estrutura”, destaca André Pioli, diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública.

COMUNIDADE: De acordo com Pioli, os Portos de Paranaguá e Antonina vivem uma nova era com a realização de eventos que aproximam a atividade portuária das pessoas, como a recente corrida pelo cais, a abertura para visitação de navios da Marinha e também a temporada de cruzeiros no próximo verão. “É muito importante incentivar os nossos jovens, nossas crianças para conhecer o porto e criar essa vontade de um dia trabalhar na área. Isso pode fazer a diferença na vida da nossa comunidade”, aponta Pioli.

Desde que chegou ao berço 205, a embarcação virou atração para todos que trabalham na faixa portuária. Por isso, ir a bordo do Cisne Branco, navio de representação e treinamento da Marinha do Brasil, deverá ser uma grande atração. “O passeio é totalmente gratuito, todas as famílias estão convidadas para poder conhecer, interagir com a tripulação, tirar dúvidas sobre a carreira na Marinha, sobre a missão do navio, o que o navio faz e nós estaremos à disposição para receber todos muito bem”, avisa Arthur Janeiro, capitão-tenente e responsável pela Comunicação Social do Cisne Branco.

O Navio Veleiro foi entregue à Marinha do Brasil no dia 9 de março de 2000, no Rio Tejo, mesma data e local de onde Pedro Álvares Cabral zarpou para descobrir o Brasil. “A primeira regata dele foi nas comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil e desde então o Cisne Branco participa de grandes eventos náuticos representando tanto a Marinha quanto o País lá no exterior”, explica Janeiro.

A embarcação também cumpre a missão de treinamento para os marinheiros. “Ele também tem essa função de instrução marinheira bem forte de aprender como se elaborava os cabos e as velas, como se fazia no final do Século XIX e também essa parte de fomentar a mentalidade marítima nos nossos marinheiros e jovens oficiais”, finaliza o capitão-tenente.

Serviço:

Local: Porto de Paranaguá – Palácio Dom Pedro II - Avenida Portuária S/N

Data: Sábado, dia 20, e domingo, dia 21

Horário: 13h30 às 17h30

Ingresso: Gratuito

Observação: obrigatório uso de calçado fechado como tênis, botas ou sapatos sem salto

GALERIA DE IMAGENS