Caminhoneiros recebem vacinas contra a Covid-19 e gripe no Porto de Paranaguá 08/02/2022 - 16:10

Em parceria com a Portos do Paraná, a caravana da Secretaria Municipal de Saúde vacina os caminhoneiros que aguardam no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Além de disponibilizar todas as doses do imunizante contra a Covid-19 – da primeira à de reforço –, o município também oferece a vacina contra a gripe.

A ação itinerante começou nesta terça-feira (08) e segue até quinta (10), sempre das 9h às 16h. O objetivo da Portos do Paraná é estender a parceria e levar o “ônibus da vacina” também para a área portuária.

“É uma união contra o coronavírus”, comenta o diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública, André Pioli. “Começamos aqui no Pátio de Triagem, mas posteriormente essas ações serão realizadas em toda a área portuária”, garante.

Como lembra ele, os caminhoneiros viajam pelas estradas do Brasil todo e têm a necessidade de se vacinar, mas, infelizmente, acabam não conseguindo. “A ação conjunta entre a empresa e o município dá essa oportunidade a todos que chegam para descarregar os granéis sólidos de exportação no Porto de Paranaguá”.

ESTRADEIROS - Anacleto Lima Lichinski, de 54 anos, trouxe de Ponta Grossa o caminhão carregado de soja para descarregar em um dos terminais do Corredor de Exportação. Para ele, só faltava a dose de reforço. A partir de hoje, a imunização ficou completa. “É uma oportunidade muito importante para nós, motoristas, que estamos na estrada direto e não conseguimos cumprir o agendamento em nossas cidades”.

Mesmo sendo de Paranaguá, Alexsandro da Silva, de 44 anos, também não havia tomado a dose de reforço. Com o caminhão carregado de farelo de soja, também vindo de Ponta Grossa, ele já completou a imunização e recomenda. “Se a saúde não for prioridade fica difícil. Para nós é ótimo aproveitar que estamos aqui no pátio e não precisar parar ou perder tempo de viagem”, diz o caminhoneiro.

E não foram apenas os homens da boleia que aproveitaram a espera no pátio para se proteger. Acompanhada do marido, também caminhoneiro, Leidimara do Prado Felício, chegou dos Campos Gerais com o caminhão carregado com farelo de soja. O casal tomou a vacina contra a gripe.

“Como frequentadora assídua aqui do Pátio de Triagem, puxo farelo todos os dias entre Ponta Grossa e Paranaguá, eu sempre aproveito todas as ações”, comemora a caminhoneira imunizada.

De hoje até quinta-feira são esperados pouco mais de 2 mil caminhoneiros passando pelo Pátio de Triagem. A espera, entre a entrada e classificação da carga até a chamada para a descarga, não costuma levar mais que seis horas, como afirma o coordenador de Pátios, Alessandro Conforto.

“Eu também vou aproveitar a oportunidade e tomar o reforço contra a Covid-19, que já está no tempo. Tendo essa ação no pátio, beneficia muito todos nós e os caminhoneiros”, diz ele.

DEMANDA - O pedido veio dos próprios caminhoneiros para a Portos do Paraná, que o levou à Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá. Como a prefeitura já contava com a Caravana da Vacina, a demanda foi imediatamente atendida. “Nosso objetivo é tentar imunizar o máximo de pessoas possível”, afirma a superintendente da Vigilância em Saúde de Paranaguá, Marianne Brito Gomes.

Além do ônibus e dos imunizantes, a equipe conta com três profissionais na parte de informática para agilizar a documentação referente às doses aplicadas; outros três da área de saúde para fazer a aplicação e mais duas pessoas para organizar a fila.

“Já tínhamos percorrido vários bairros da cidade, mas ainda não havíamos estado no Pátio de Triagem. É muito importante estar aqui, que é a porta entrada de muitas pessoas de fora para o município”, diz.