CRYSTAL LANÇA MOSTRA PORTOS DO BRASIL 200 ANOS 02/06/2008 - 16:31

Exposição comemora os 200 anos da abertura dos portos do Brasil às nações amigas

Na próxima terça-feira (03/06), às 19h, será lançada na Praça de Eventos do Shopping Crystal Plaza (Piso L2) a Mostra Portos do Brasil 200 Anos - Paranaguá e Antonina, os portos do nosso Paraná, que comemora os 200 anos da abertura dos portos do Brasil às nações amigas. Na ocasião, haverá o lançamento do Selo Comemorativo aos 200 anos em parceria com os Correios. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 30 de junho, com entrada franca.

A ação tem como o objetivo apresentar ao público visitante a história dos 200 anos dos Portos Brasileiros, resgatando vários aspectos que fizeram parte deste período, a partir da assinatura da Carta Régia por Dom João VI, em 1808, que abriu os portos brasileiros para o comércio com outros países. A mostra resgata também a história dos portos paranaenses de Paranaguá e Antonina.

Entre as atrações reunidas na mostra estão: exposição filatélica sobre o tema; exposição de fotografias, inclusive gravuras da chegada da Família Imperial ao Brasil; instrumentos de navegação, cartas de navegação e mapas dos portos e de linhas ferroviárias; réplica da Carta Régia assinada por Dom João VI, gravuras, retratos, reproduções e o tratado comercial estabelecido entre Brasil e Inglaterra em 1810, além de documentos aduaneiros e legislações; réplicas de embarcações de carga, transporte de passageiros e lazer que marcaram época; etc.

Os visitantes poderão concorrer ao sorteio de um passeio de trem pela Serra do Mar. Para participar, basta trocar um agasalho por um cupom. Para o público infanto-juvenil foram programadas oficinas de nó de marinheiro e a presença de contadores de história. Serão realizadas, ainda, ações em defesa do meio ambiente e homenagens a todos os países que utilizam os portos de Paranaguá e Antonina nos tempos atuais.

A história dos Portos Brasileiros
No dia 28 de janeiro de 1808, o então príncipe regente português Dom João VI assinou a Carta Régia, que oficialmente abria os portos brasileiros para o comércio com outros países. Foi a partir desta decisão que o Brasil passou a manter relações internacionais, permitindo o desembarque de mercadorias de diferentes procedências e o embarque de produtos para todo o mundo. Há 200 anos, portanto, o Brasil está integrado ao processo de globalização, competindo de forma altiva com países de economia forte.

O Paraná, por sua vez, com os portos de Paranaguá e Antonina, é um dos principais exportadores de produtos agrícolas, com destaque para a soja em grão, milho e o farelo de soja. O Porto de Paranaguá é o sexto maior do mundo, o segundo maior do Brasil e o maior porto graneleiro da América Latina, movimentando, ainda, produtos como madeira, cargas congeladas, granéis líquidos, veículos e contêineres.

SERVIÇO:
Mostra Portos do Brasil 200 Anos - Paranaguá e Antonina, os portos do nosso Paraná
Data: 03 a 30 de junho
Local: Praça de Eventos do Shopping Crystal Plaza, no Piso L2
Endereço: Comendador Araújo, 731
Ingressos: gratuitos

Informações para a imprensa:
Mcomm Comunicação Dirigida
Fone/fax: (41) 3343-9800
Marcus Contin DRT/PR 3838
Ana Paula Ulir DRT/PR 4726
(41) 9697-5374
e-mail:
marcus@mcommdigital.com.br
anaulir@mcommdigital.com.br