CAP de Paranaguá tem novo presidente 22/01/2009 - 20:30

Capitania dos Portos também realiza troca de comando

Tomou posse nesta quinta-feira (22), em Paranaguá, o novo presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Cláudio José Madeira Basto Menezes assumiu o posto de representante titular do Governo Federal no Conselho, que foi ocupado pelo almirante Paulo Augusto Rocha de Vasconcellos durante um ano e sete meses.

Esta não é a primeira vez que Menezes trabalha em Paranaguá. Em 1972, quando começaram a ser feitos os estudos para a abertura do Canal da Galheta, Menezes participou da realização do levantamento geofísico da área, bem como da realização da dragagem que se seguiu e que criou efetivamente o canal. O novo presidente do CAP também trabalhou no projeto de construção do silo público de granéis, o Silão.

“A minha história com Paranaguá é longa e é com muita alegria que estou aqui de novo. Espero colaborar para que o porto cresça, sempre procurando o diálogo. Sinto-se em casa, tive uma ótima recepção e vejo que todos estão dispostos a trabalhar em conjunto. Quero dar prosseguimento ao trabalho de unificação que o almirante Vasconcellos deu início”, disse.
O superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina e representante do Governo no Paraná no conselho, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, ressaltou durante a reunião o bom trabalho realizado pelo almirante Vasconcellos durante o tempo em que ele presidiu o CAP e deu boas vindas ao novo ocupante do posto. “O Cláudio Menezes é um executivo de alto nível do setor portuário brasileiro e um profundo conhecedor da questão de portos no Brasil. Ele é altamente comprometido com a coisa pública e isso agrega a forma que nós pensamos porto”, disse Souza.

Menezes é engenheiro civil e sempre trabalhou no setor portuário, tendo sido funcionário da extinta Portobrás e passando por diversas empresas privadas do setor. Atualmente ocupa o cargo de diretor do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Especial de Portos (SEP).

Capitania – Também acaba de assumir o comando da Capitania dos Portos em Paranaguá o Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcos Antônio Nóbrega Rios. Ele assumiu o posto que foi ocupados por dois anos pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Marco Antonio do Amaral Silva.

Em visita à Appa, o capitão Rios disse que pretende trabalhar para contribuir com a constante melhoria e com o sucesso do Porto de Paranaguá. “A minha expectativa é de trabalhar junto com a comunidade marítima para fazer com que o porto avance e se torne cada vez mais um porto de sucesso em âmbito nacional”, disse.
Especializado em submarinos, esta é a primeira vez que o Capitão Rios trabalhará numa Capitania. Já o capitão Amaral Silva vai assumir um novo cargo na Marinha em Brasília.

Novo Comandante da Capitania dos Portos de Paranaguá, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Antônio Nóbrega Rios; capitão-de-mar-e-guerra Marco Antonio do Amaral Silva; superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Daniel Lúcio Oliveira de Souza; almirante Paulo Augusto Rocha de Vasconcellos e o novo presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Cláudio José Madeira Basto Menezes.