Bom desempenho do Porto de Paranaguá faz Banco do Brasil abrir mais uma agência na cidade 15/09/2008 - 12:00

A agência do Banco do Brasil de Paranaguá já está entre as três principais do País

Os bons resultados obtidos com a atividade portuária foram decisivos para a que o Banco do Brasil demandasse a instalação de uma segunda agência em Paranaguá. A informação é do gerente regional do Banco do Brasil Edson Bündchen. “A nova agência está vinculada diretamente ao volume de negócios realizados e à parceria que construímos com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Foi graças à confiança pioneira que o Porto depositou em nossa instituição que poderemos oferecer melhor comodidade e melhores serviços a toda comunidade parnanguara”, disse Bündchen.

A partir de 2003, a Appa adotou uma iniciativa pioneira ao centralizar os negócios da autarquia no Banco do Brasil e não mais num banco privado, como acontecia em gestões anteriores. “A Appa também conferiu ao Banco do Brasil o privilégio de executar os pagamentos a todos os portuários. A parceira rendeu ao Porto acesso a instrumentos e recursos que conferem modernidade à gestão. Somos parceiros em vários projetos e, atendendo a um pedido da superintendência da Appa, instalamos um quiosque no Pátio de Triagem, o que garante maior segurança e facilidade aos caminhoneiros de todo o país que ali trafegam”, contou o gerente regional.

Os Portos de Paranaguá e Antonina respondem por mais de 90% da receita cambial do Paraná e movimentam cerca de 40 milhões de toneladas por ano. O bom desempenho no cais reflete-se diretamente na cidade. Dados do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Paraná (OGMO/PR) revelaram que entre janeiro e agosto de 2008 foram pagos mais de R$ 60 milhões aos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). O valor somado aos ganhos dos mais de 700 funcionários da Appa e dos profissionais que atuam na atividade portuária, impulsiona a economia da cidade.

“A aplicação desses recursos e as oportunidades de negócios, criadas a partir da atividade portuária, fazem com que a agência de Paranaguá esteja entre as três principais do País. O Porto de Paranaguá é, sem dúvida, a principal alavanca da nossa economia e do volume de negócios do Banco e, por isso, estamos entre as principais praças do Brasil”, comentou a nova gerente da agência central do Banco do Brasil, em Paranaguá, Carme Eliane Presotto Ceni.

Estatísticas - No acumulado do ano os Portos do Paraná já movimentaram mais de 24 milhões de toneladas. Na exportação, os destaques são congelados, madeira, papel, soja e açúcar; nas importações, sal, fertilizantes, cevada e contêineres lideram as estatísticas. Entre janeiro e agosto deste ano, foram gerados quase US$ 10 bilhões em receita cambial, volume 30% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e agosto deste ano, os Portos do Paraná registraram mais de mil atracações de navios que movimentaram os mais diversos produtos com a presença direta dos mais de 3 mil Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), que atuam nas operações de carga e descarga de mercadorias dos terminais portuários.