Appa implanta primeiro Clube de Serviços de Meio Ambiente do Brasil 10/09/2008 - 16:00

Começou a vigorar nesta terça-feira (09) o contrato firmado entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a empresa Alpina Briggs Defesa Ambiental para a implantação do Clube de Serviços de Meio Ambiente nos portos paranaenses. A homologação do contrato foi feita pelo secretário de Transportes, Eduardo Requião e pelo diretor executivo da Alpina Briggs, Marco Antonio Formícola, e representa o pioneirismo do Paraná na questão ambiental portuária.

“Este é o primeiro porto do mundo que implanta esse conceito de Clube de Serviços. Para nós é uma honra e uma grande responsabilidade poder fazer parte deste processo pioneiro. Nossa proposta é implantar técnicas voltadas à prevenção da poluição ambiental em diversas áreas dos serviços portuários e promover a educação ambiental”, disse Formícola. A experiência da Alpina Briggs na educação ambiental vem sendo aplicada em conjunto com a Organização Marítima Internacional, da Organização das Nações Unidas, em oitos portos nacionais e internacionais.

A empresa, vencedora de licitação internacional, fará o atendimento a emergências ambientais, como atendimento a derramamento de óleo, com equipamentos de alta tecnologia e corpo técnico especializado e, ainda, ações preventivas. Entre as atividades do Clube está a coleta e disposição final de misturas oleosas, resíduos sólidos e resíduos hospitalares de navios.

A abrangência do Clube alcança também ações de responsabilidade social e comunitária, tais como saúde e segurança no trabalho, prevenção e combate a zoonoses, minimização de poluição aérea e a aplicação de normas e regulamentos legais no ambiente portuário. A Alpina também fornecerá dados de medição de correntes marinhas, das marés e meteorológicos, bem como fumigação e lavagem de porões e tanques de navios.

Água de lastro - Em Paranaguá, os novos equipamentos que atenderão emergências já estão chegando e outros estão sendo desenvolvidos pela equipe de engenharia da Alpina para serem usados pela primeira vez nos Portos do Paraná. “Na questão do tratamento de água de lastro, esta deverá ser a primeira instalação em todo o mundo para atender grandes volumes, feita para tratar a água de vários navios paralelamente. Este também deverá ser o primeiro porto com capacidade física para destinação de resíduos sólidos”, comentou o Diretor Executivo da Alpina Briggs.

O Clube de Serviços de Meio Ambiente terá sua sede no próprio Porto de Paranaguá, a poucos metros do cais. Não só a autarquia, mas qualquer usuário dos terminais paranaenses que quiser aderir ao Clube poderá, desta forma, diluir custos e garantir o cumprimento do Plano de Ajuda Mútua (PAM). De acordo com o contrato firmado, poderão ser sócios administradores de instalação portuária ou terminal, armadores ou afretadores de navio, proprietários ou operadores de plataformas, proprietários de instalações de apoio e operadores portuário.

BOX – Mais informações sobre a Alpina Briggs

A Alpina Briggs atua no Brasil e no mundo na operação de combate a derramamentos de petróleo e seus derivados, bem como ministra treinamentos na área, dentro dos padrões IMO (International Maritime Organization), sendo pioneira no curso de Formação de Agentes Ambientais Voluntários para comunidades. Possui qualificações internacionais e certificações como The Nautical Institute, MCA (Maritime andCoastguard Agency) e ISCO – International Spill Control Organization, ISO 9001 e14001.

Os Centros de Defesa Ambiental (CDAs) e os Centros de Resposta a Emergências (CREs) são instalações da Petrobras e Transpetro, respectivamente, operados pela Alpina Briggs, além de bases. Fabricante de equipamentos de combate à poluição por hidrocarbonetos, a Alpina Ambiental atua há mais de 20 anos neste setor, englobando um completo portfólio de atividades além da fabricação, como estudos técnicos ambientais, planejamento e execução de ações para prevenção do meio ambiente, atendendo a legislação ambiental. É membro do Petroleum Equipment Institute – PEI, que certifica os produtos da empresa em um nível de qualidade internacional.