Appa e Celepar firmam parceria na área de tecnologia da informação 17/04/2009 - 17:50

Entre os projetos a serem realizados está a implantação do sistema de wireless em toda a aárea portuária

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Celepar firmaram uma parceria na tarde desta sexta-feira (17) para a manutenção e implantação de aplicativos de gerenciamento das operações portuárias. O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza e o diretor presidente da Celepar, Vandereli Iensen, assinaram um contrato que prevê, entre outros serviços, a instalação de um sistema de rede sem fio (wireless) em toda a área portuária.

“Nós estamos dando manutenção em algumas ferramentas e projetando novos investimentos para auxiliar ainda mais o porto que hoje é referencia na América Latina. O nosso grande projeto é a instalação do sistema wireless, transformando o Porto de Paranaguá num dos portos mais avançados em tecnologia no mundo”, afirmou Iensen.

De acordo com o superintendente da Appa, a nova parceria com a Celepar significa um salto tecnológico na área de tecnologia da informação dos portos paranaenses. “Queremos colocar o sistema wireless em toda a faixa portuária para que os trabalhadores portuários, o pessoal embarcado e todos aqueles que trabalham no porto tenham acesso à internet. Fora isso, temos a comunicação de dados em rede como no pátio de triagem e que ficam sujeitas às ações de vandalismo. Queremos adotar novos mecanismos para evitar quedas nos sistemas e paralisações na operação”, explicou Souza.

Além destes pontos, a parceria com a Celepar prevê o desenvolvimento de softwares na área de automação para as balanças de acesso à faixa portuária. “Já está autorizada pelo governador a criação de uma regional da Celepar no Litoral que irá atender principalmente às demandas do Porto de Paranaguá”, disse Iensen.

“A Celepar hoje é um centro de excelência na área desenvolvimento de novas tecnologias e os Portos do Paraná não poderiam ficar sem esta parceria”, afirmou o superintendente da Appa.