Appa divulga primeiro balanço da dragagem do Canal da Galheta 19/02/2009 - 10:30

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) divulgou nesta quinta-feira (19) o primeiro balanço dos trabalhos de dragagem do Canal da Galheta. A draga holandesa HAM 310 está retirando sedimentos do Canal desde o último dia 10 de fevereiro. Até agora, cerca de 225 mil metros cúbicos já foram retirados do local.
O equipamento está dragando o trecho mais externo do Canal da Galheta. A distância média entre o local de carga e descarga é de 15 quilômetros. A produção média da draga gira em torno de 30 mil metros cúbicos por dia.
De acordo com o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, já foi retirada pela draga uma poita (bloco de concreto utilizado para prender as bóias de sinalização) que estava obstruindo o Canal da Galheta. A estimativa da Marinha do Brasil é que, ao longo dos últimos 20 anos, cinco poitas tenham sido despejadas no Canal da Galheta. Estas poitas, no fundo do mar, retêm sedimentos gerando bancos de areia e deformações.
“Quando havia problemas com bóias de sinalização, elas eram deixadas na Galheta. Estas irresponsabilidades passadas foram gerando distorções que nós estamos sanando agora”, afirma Souza.
A expectativa da Appa é que nos próximos 20 dias a Marinha libere o tráfego noturno de navios na Galheta porque as áreas mais críticas a serem dragadas já devem ter sido feitas. “No pico da safra, queremos estar com um calado de 12,5 metros, o que vai permitir que os navios saiam do Porto de Paranaguá com carga plena, barateando fretes e gerando mais produtividade”, explicou o superintendente. Atualmente, o calado autorizado pela Capitania de Portos é de 11,3 metros.
Emergência – Em função dos sucessivos incidentes climáticos, a situação do Canal da Galheta piorou bastante nos últimos tempos. Num intervalo de 121 dias – entre agosto e dezembro passado – o talude (que são as paredes do canal) avançou 54 metros. Isso fez com que a Appa optasse pela realização da dragagem emergencial do Canal da Galheta. A empresa Somar Serviços de Operações Marítimas foi a vencedora da Consulta de Preço realizada pela Appa. A obra vai custar R$ 29,367 milhões e será paga com recursos próprios da Autarquia.
O prazo para a conclusão do trabalho é de 100 dias. Serão dragados cerca de 3,67 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Canal, numa área de seis quilômetros de comprimento. Com a finalização dos trabalhos, o Canal da Galheta voltará a ter suas dimensões originais de 200 metros de largura e 15 metros de profundidade.



Fotos: Rodrigo Leal / Appa