Appa adota sistema via satélite para monitoramento de navios 27/04/2009 - 17:00

Um novo sistema adquirido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai permitir o monitoramento em tempo real de todo os navios que chegam e saem dos Portos de Paranaguá Antonina.

Denominada “Vessel”, a nova ferramenta permite conhecer a localização exata das embarcações na área dos portos e, desta forma, garante maior segurança para os usuários dos terminais portuários. Com o sistema, é possível, por exemplo, prever acontecimentos como colisão de navios, localizar embarcações, prevenir o aparecimento de navios piratas e o deslocamento de bóias de sinalização.

Segundo o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, o monitoramento dos navios se estenderá também ao acompanhamento da posição da draga que está operando atualmente no canal de acesso aos Portos. “É uma nova tecnologia utilizada para o gerenciamento das operações portuárias que nos possibilita uma visão geral dos navios que entram e saem dos Portos. Além disso, permite a fiscalização remota das atividades de dragagem, pois os fiscais podem conferir pelo sistema em que área de trabalho ela está, bem como onde está ocorrendo o despejo do material dragado”, comentou.

O gerente de desenvolvimento e serviços da empresa SMD Marine, que desenvolveu o sistema para a Appa, Fernando Luiz Gonzalez, explicou que o monitoramento abrange toda a área portuária e alcança quase 18 quilômetros além do local onde os navios aguardam para atracar. “O sistema oferece em tempo real a localização de todas as embarcações de grande porte que estão entrando, atracando e saindo do porto. Antes esse acompanhamento era impossível, porque o Porto de Paranaguá, longe da entrada do canal de acesso”, salientou Gonzalez.

O primeiro porto brasileiro a adotar sistema semelhante foi o de Santos, há quatro anos. Desde então, a Companhia Docas de São Paulo (Codesp), Marinha, Polícia Federal e a maioria dos agentes marítimos utiliza a tecnologia, formatada nos sistemas via satélite e Global Positioning System (GPS, em português, Sistema de Posicionamento Global). Criado com software nacional, o “Vessel” é, ainda, parte do sistema denominado Vessel Traffic System (VTS), exigido pela norma de segurança internacional ISPS Code.

“Os principais portos do mundo já operam ferramentas eletrônicas deste nível e até superior. O uso do VTS será o novo salto na gestão operacional que a Appa pretende alcançar”, considerou o superintendente da Appa.