Advogadas mostram protagonismo na área jurídica da Portos do Paraná 24/03/2023 - 15:13

Mesmo em minoria no setor portuário, mulheres mostram qualificação e competência em área ainda dominada pelos homens

No mês dedicado a elas, as mulheres da Portos do Paraná mostram que são protagonistas também na atuação em temas jurídicos de relevância. Com competência, defendem a empresa pública na linha de frente e em pé de igualdade com os homens.

Altamente qualificadas, as advogadas que atuam nos portos de Paranaguá e Antonina dominam temas que vão de audiências até pareceres de procedimentos licitatórios e passam ainda por análises finalísticas de procedimentos administrativos disciplinares.

“Em um ambiente onde ainda somos minoria, e antes vistas como frágeis e, até mesmo, sem pulso para enfrentar um caso complexo, creio que, a cada dia mais, podemos dizer que a importância que trouxemos ao âmbito jurídico é uma maior sensibilidade, dedicação, agilidade e atenção a determinados temas e, com isto, tendo um grande destaque, reconhecimento, sendo valorizadas e ganhando espaço na Portos do Paraná”, aponta Stephanie Paramustchak Demczuk.

Coordenadora de Procedimentos Administrativos, Stephanie atua nos processos averiguatórios, sancionadores e principalmente disciplinares.

Para a Coordenadora Administrativa Barbara Priscila Kaiser dois dos principais requisitos para um país se desenvolver são igualdade e justiça social. “Para isso, é de extrema importância demonstramos e vivenciarmos esses valores no nosso cotidiano”, comenta.

Como avalia a advogada, é possível verificar que esses valores são aplicados na Portos do Paraná, incluindo na Diretoria Jurídica. “Apesar sermos poucas advogadas no setor, realizamos e discutimos com maestria e êxito diversos trabalhos, projetos e estudos de caso, os quais agregam diretamente para a empresa pública”, avalia.

Na visão da analista portuária Manoella Molinari Tramujas Dias, mesmo num ambiente ainda muito masculino, a competência feminina também faz a diferença. “Estamos conquistando cada vez mais espaço no universo jurídico. Isso é sinal de respeito e valorização da equidade entre todos”, diz.

Cada vez mais, segundo Manoella, as mulheres advogadas estão conscientes do papel que desempenham e da importância que têm no ambiente de trabalho. “Isso faz com que sempre busquemos o aprimoramento e a qualificação para o melhor desempenho de nossas atividades profissionais”, destaca.

A também analista portuária Maria Fernanda Soares Reghin lembra que a presença feminina vem aumentando na empresa pública e cresceu 38% nos últimos quatro anos passando de 59 em 2019 para 82 em 2023. “Para além das habilidades técnicas necessárias ao exercício da advocacia pública, acredito que as características peculiares do gênero nos permitem desenvolver nosso trabalho de maneira dinâmica, cordial, segura, empática, e com o olhar direcionado aos detalhes - o que representa um plus no exercício da advocacia e beneficia a Portos do Paraná”, aponta.

Maria Fernanda e Manoella junto com Stephanie Ávila Fonseca Dias estão lotadas na Coordenadoria do Contencioso Trabalhista. “Nossas atividades são as privativas de advogado como, por exemplo, acompanhamento de processos jurídicos, elaboração de petições e participação em audiências”, informa.

No total, a Diretoria Jurídica da Portos do Paraná conta com sete advogadas. Para Vitória Mass Spisila, estar à frente da Coordenadoria de Contratos e Licitações é um grande desafio. “Tenho orgulho de poder dizer que a Portos do Paraná tem ciência do quanto as mulheres são fortes e produtivas, capazes de abraçar suas circunstâncias pessoais e profissionais com a fúria necessária para superarem a si mesmas todos os dias de modo a contribuir com o alcance dos resultados almejados pela gestão”, completa.

Vitória acredita que “é questão de tempo para que mais mulheres se sintam motivadas e encorajadas a navegar ainda mais longe nesse mar tão fascinante e tão repleto de oportunidades”.

Por fim, a Assessora Especialista Yasmin Carlim Antunes lembra que todo o trabalho feminino no Jurídico e também no restante da empresa é fundamental para que os portos de Paranaguá e Antonina sejam referência nacional e internacional.

“É complicada a tarefa de mensurar a importância desse trabalho, pois está entranhado em todas as áreas, disseminado nas pastas desta empresa pública, e refletido nos ganhos e recordes do último quadriênio”, afirma.

Segundo Yasmin, não há outra maneira de valorar, se não como sendo diretamente proporcional à importância da empresa pública Portos do Paraná. “Podemos não ser a maioria, mas não tenho dúvidas que nossa contribuição é notória”, finaliza.

GALERIA DE IMAGENS