Administração dos Portos participa de celebração em homenagem à Padroeira do Paraná 16/11/2009 - 10:40

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está presente como principal apoiadora da segunda maior festa religiosa do Brasil: a de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, que teve seu ponto alto neste domingo (15). A missa solene em homenagem à santa, celebrada pelo bispo João Alves dos Santos, reuniu milhares de fiéis e foi prestigiada pelo governador Roberto Requião, pelo vice-governador Orlando Pessuti, pelo superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza e várias outras autoridades.

Para o governador, a importância do Santuário do Rocio vai além dessa comemoração, que atrai religiosos do Paraná inteiro e também de outros estados. “A igreja de Nossa Senhora do Rocio tem um peso social muito forte, por se preocupar com os mais necessitados. Desta forma, atrai muita gente, renova-se e se valoriza como Igreja católica”, declarou.

O vice-governador Orlando Pessuti aposta no potencial da cidade para o turismo religioso e afirmou que a intenção do governo é estimular essa atividade. “O Santuário do Rocio promove, sem dúvida, a cidade de Paranaguá, mas nós queremos que esse santuário e a devoção dos paranaenses à Nossa Senhora do Rocio, promova realmente o sentimento de fé cristã, de religiosidade em todos os paranaenses. Da mesma forma que os paranaenses sabem que Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil, nós queremos fazer um esforço, cada dia maior, para que todos realmente saibam que Nossa Senhora do Rocio é a Padroeira do Paraná e por ela também os nossos cristãos devotem a sua fé e façam as suas orações.”

A Appa está participando da Festa do Rocio com um estande onde os visitantes podem conhecer um pouco dos portos de Paranaguá e Antonina e dos projetos sociais que são desenvolvidos em Paranaguá, por meio de uma exposição fotográfica e outros materiais informativos.

“A vida econômica de Paranaguá gira em torno do porto. Nossa administração tem procurado desenvolver ações de caráter social para uma aproximação maior do porto com as comunidades onde ele está inserido”, afirmou o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

“Essa parceria mostra que o porto está contribuindo com uma das maiores manifestações públicas de fé do nosso estado, uma vez que Nossa Senhora do Rocio é padroeira do Paraná. Desde 1648, quando a imagem da santa foi encontrada, tivemos o surgimento dessa devoção e 1813 tivemos a primeira grande festa organizada em homenagem à padroeira. Hoje é com grande alegria que acolhemos o patrocínio do porto para nossas atividades e que incentiva o turismo religioso na cidade”, disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Sérgio Campos.

Galeria de Imagens