Administração dos Portos apresenta programas em encontro de líderes públicos em Foz 03/12/2009 - 10:20

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) participa, em Foz do Iguaçu, da 6ª edição do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos (2009-2010), que está sendo realizado até sexta-feira (4), no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu. Cerca de 1,2 mil prefeitos, vice-prefeitos e vereadores são esperados nos três dias do encontro.

Este ano, o destaque apresentado pela Appa durante o evento é o Programa Porto Fácil, que beneficia pequenos e médios empreendedores, que buscam exportar seus produtos, mas que não têm volume suficiente para completarem sozinhos um contêiner.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Appa, Luiz Alberto de Paula César, apresentar o Programa Porto Fácil a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e líderes públicos em geral é importante, uma vez que essas lideranças podem ser bons multiplicadores de informação entre os empresários do seu município. “Incentivar pequenos empresários, artesãos e cooperativas a começarem a exportar seus produtos é fundamental para o crescimento da economia dos municípios porque a entrada no mercado internacional vai permitir que essas empresas cresçam e isso se reflete diretamente na economia local”, afirmou o diretor da Appa.

A proposta do Porto Fácil é integrar e dar apoio aos produtores e empresários interessados em exportar seus produtos pelo modal marítimo, por meio de um processo simplificado e de baixo custo.

Ao utilizar os serviços do Porto Fácil, o exportador recebe a assessoria de analistas especializados em comércio exterior e acompanha online todo o processo do envio da carga até o porto de destino. O programa permite que os empresários exportem diferentes quantidades de mercadorias, já que o envio das cargas é feito de forma compartilhada, em contêineres.

Com a abertura para que pequenos e médios industriais passem a exportar seus produtos, a expectativa é que o programa Porto Fácil estimule o aumento da produtividade e promova a criação de novos empregos, impulsionando o crescimento econômico da região.

Responsabilidade social – Além do programa de exportações, a Appa apresenta durante o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos seus projetos de responsabilidade social. Entre os projetos, o destaque é a distribuição de leite de soja através do projeto “Vaca Mecânica”, que integra o Programa Porto Comunidade.

A participação dos Portos do Paraná pelo segundo ano consecutivo no Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos visa fazer com que mesmo aqueles que estejam distantes geograficamente dos portos paranaenses, conheçam um pouco mais da realidade portuária, por onde são escoadas diversas riquezas do Paraná e do Brasil.