Primeiras ações contra COVID 2020

Os primeiros casos de contaminação humana pelo SARS-CoV-2 (coronavírus da síndrome respiratória aguda grave, também conhecido como COVID-19) foram identificados em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, localizada na província de Hubei, na República Popular da China, ao passo que o primeiro caso foi reportado apenas em 31 de dezembro do referido ano.

Antes mesmo de ser declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, a Portos do Paraná começou a agir para evitar a entrada e disseminação da doença em território brasileiro.

A partir do dia 28 de janeiro, cartazes com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde foram afixados nos diversos ambientes dos portos do Paraná, em três idiomas: português, inglês e mandarim.

No dia 29, as medidas sanitárias e práticas de controle de tripulação foram intensificadas para minimizar os riscos de infecção pelo Coronavírus. Seguindo regulamentações sanitárias internacionais, a autoridade portuária segue um protocolo diferenciado para embarcações e tripulantes vindos das áreas epidêmicas. Esses foram publicados na Ordem de Serviço 12/2020, atualizada pela OS 050, logo em seguida.

FEVEREIRO

No dia 3, junto com a Anvisa, a Portos do Paraná realizou uma série de reuniões com a Marinha, Regional de Saúde, SAMU, Hospital Regional do Litoral, empresas, armadores e operadores portuários, sobre o novo coronavirus (nCoV).

Durante o mês, o diálogo permaneceu constante com todos os órgãos e atores envolvidos, com troca de informações, definições e acompanhamento da situação em todo o mundo. Já vínhamos nos preparando para colocar em prática o Plano de Contingência de Emergência de Saúde Pública.

No dia 21, um simulado testou atendimento ao coronavírus no Porto de Paranaguá. A simulação reuniu Portos do Paraná, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Primeira Regional de Saúde, SAMU, Hospital Regional do Litoral e o Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário (OGMO).

MARÇO

A situação seguiu sendo monitorada pela Diretoria de Meio Ambiente. No início do mês, no dia 6, os trabalhadores e comunidade portuária foi orientada pela Anvisam, em diálogo liderado pela Portos do Paraná.

A limpeza e assepsia do acesso seguiu rigorosamente.

No final de semana, dos dias 14 e 15, a equipe fez um estudo e montou uma apresentação sobre a necessidade de medidas mais intensivas. Diante do atual cenário, foi avaliada a necessidade de revisão das OS 050.

No dia 16, essa atualização foi tratada em reunião com representantes de diversos setores da Portos do Paraná.

No dia 17, ficou estabelecido o Comitê de Contingências COVID-19, integrado pelas áreas de Recursos Humanos, Jurídica, Assistência Médica e Social, Comunicação, Operação, Meio Ambiente, UASP/GUAPOR, Segurança e Medicina do Trabalho, responsável por recomendar as medidas a serem adotadas na empresa e reportar à Presidência sobre o
cenário mundial e local, e outras avaliações previstas nesta Ordem de Serviço.

No dia 18, após aprovação e assinatura do presidente, a Portos do Paraná lança a nova OS 064, com novas medidas preventivas.

No dia 19 de março, os diretores e demais integrantes do Comitê receberam, no Palácio Taguaré, líderes sindicais e ouviram suas demandas. O encontro ficou registrado em Ata, enviada a todos.

No dia 20, sexta-feira, muitas das coisas deliberadas na reunião já estavam atendidas. Os líderes sindicais se reuniram ao OGMO para colocar pias para higienização das mãos, em frente ao Dom Pedro II, na entrada e na saída. No mesmo dia, já estávamos recebendo os banheiros químicos e instalando, junto com as tendas, tanto no Pátio de Triagem quanto na faixa portuária.

No final de semana, em 21 e 22, as reuniões seguiram – em ambientes virtuais - com representantes da Portos do Paraná, representantes dos órgãos estaduais e municipais de saúde, além da Anvisa.

No dia 23, a Portos do Paraná se reuniu com o Órgão Gestor da Mão de Obra (OGMO) para alinhar o atendimento às demandas quanto à segurança dos trabalhadores portuários avulsos (Link na matéria abaixo).

Neste mesmo dia, 23 de março de 2020, a empresa pública concluiu a contratação emergencial de estruturas para reforçar a saúde dos trabalhadores em geral.

No dia 24 de março, estruturas extras de higienização das mãos (cinco pias equipadas com os produtos e iluminadas) foram instaladas nos silo e moegas públicos. A ação foi da ATEXP, seguindo às orientações da Portos do Paraná.

A partir do dia 25, quarta-feira, a estrutura extra contratada entrou em operação. 

Estruturas de atendimento foram montadas no Pátio de Triagem de Caminhões e no acesso ao cais Dom Pedro II.

As equipes, contratadas pela Portos do Paraná, estão atendendo 24 horas, em turnos, e incluem 14 de técnicos de enfermagem, três de auxiliares administrativos e dois de limpeza hospitalar. A estrutura conta ainda com dois postos médicos e dois postos de enfermagem.

A empresa pública adquiriu (ou está adquirindo) 20 mil litros de álcool em gel; 144 litros de sabonete antisséptico (usados em ambientes hospitalares); 5 mil pares de luvas; 10 mil unidades extras de máscaras cirúrgicas; 21 tendas e cabines elevadas; 200 metros lineares de grade de isolamento, 32 chuveiros, 60 pias e lava-pés com hipoclorito de sódio.

Esses lava-pés com hipoclorito de sódio já estão disponibilizados para a saída dos trabalhadores da faixa portuária. O acesso está organizado da seguinte forma, a evitar aglomerações e contatos: só entram pela escada e só saem pela rampa. O pedilúvio está instalado nas rampas.

Além disso, a partir desta semana (última do mês de março), a empresa pública deu início ao serviço desinfecção de superfícies. Este estão sendo realizados no prédio Dom Pedro II (acesso dos trabalhadores ao cais) e no Pátio de Triagem. No Dom Pedro, são desinfectados, diariamente, a cada troca de turno, o piso em frente ao prédio e, internamente, maçanetas, corrimãos e as superfícies de atendimento ao público (balcão). No Pátio, em volta dos banheiros e cantinas, duas vezes ao dia.

Os torniquetes, por onde os trabalhadores acessam o silo e as moegas públicas (silão)  também estão passando por desinfecção a cada troca de turno.

COMUNICAÇÃO

Na semana de 16 a 20 de março, foram criados canais de comunicação com toda a comunidade portuária – empresários, operadores, agentes, trabalhadores e funcionários – para trocas de informações oficiais de maneira mais ágil;

Esta “sobrecapa” foi criada para o site, direcionando ao conteúdo específico, o mais buscado nesta semana;

As matérias, notas, boletins e conteúdo de redes sociais seguem diários.

ABRIL

O mês de abril se inicia, com a situação sendo monitorada e ajustes realizados a todo momento.

No acesso dos trabalhadores à faixa, pelo Dom Pedro II, novas pias foram instaladas com todo equipamento e material necessários à higienização das mãos.

Os gates 4 e 5 foram abertos com reforço nas equipes. E a desinfecção de todas as superfícies de acesso de pessoas às áreas portuárias seguem a cada troca de turno.

Na sexta-feira (03/4), a comunidade portuária anunciou que vai doar R$2,5 milhões a serem aplicados na estruturação do Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, referência no atendimento de combate à COVID-19, na região.

No dia 14/4, a Portos do Paraná iniciou a distribuição de 55 mil kits de alimentação (com arroz, feijão, óleo de soja e ovos) para os caminhoneiros terem uma alternativa de alimentação devido aos poucos restaurantes abertos nas rodovias por onde escoam as principais cargas destinadas ao Porto de Paranaguá.

Em parceria com a Prefeitura de Paranaguá e Ministério da Saúde, a Portos do Paraná iniciou na quarta-feira, dia 15, a vacinação contra a gripe Influenza para todos os seus empregados e também todos os terceirizados. A vacinação seguiu até o último dia 23.

MAIO

No final de abril e nos primeiros dias de maio, o Hospital Regional do Litoral já está recebendo os equipamentos doados pela comunidade portuária. No dia 04/5, como divulgou a SESA, já estavam com mais dez novos leitos montados e estavam para receber e montar a estrutura de 21 novos leitos do Pronto-socorro.

No dia 27/05, a Portos do Paraná, distribuiu a  cada funcionário um Kit com 5 máscaras em algodão, com camada dupla, acompanhado por um folder com orientações de uso e manutenção.

JUNHO

Com o avanço da Covid-19 em todo o Brasil, a Portos do Paraná reforçou os procedimentos adotados no combate à doença. A Ordem de Serviço 165 foi publicada no último dia 26, trazendo alterações, principalmente, nos procedimentos relativos aos funcionários e trabalhadores portuários.

***ATUALIZAÇÕES NAS MATÉRIAS ABAIXO.