Médico alerta portuários para a prevenção ao câncer de próstata

Campanha Novembro Azul da Portos do Paraná busca conscientizar homens sobre a importância dos exames que podem ajudar na cura da doença

A Portos do Paraná está promovendo a Campanha Novembro Azul com disputa de um torneio de futebol para lembrar da importância da prevenção do câncer de próstata, mas você sabe mesmo o que é esta doença? Por isso, o médico urologista Emerson Blankemburg, da Clínica Baronesa, de Paranaguá, explica um pouco como se prevenir e que o homem precisa deixar o preconceito de lado, ficar atento aos sinais que o corpo dá e procurar auxílio médico para evitar que a enfermidade se agrave.

“A Campanha Novembro Azul é importante porque o câncer de próstata é uma doença muito comum e muito prevalente e é a principal causa de morte nos cânceres masculinos e deve-se procurar o diagnóstico precocemente porque com o diagnóstico precoce consegue-se fazer um tratamento com grande chance de cura”, avisa o médico.

Ele explica que a próstata é uma glândula que se situa abaixo da bexiga, tem de 20 a 30 gramas e nessa glândula acontece o câncer. A glândula produz o líquido seminal, que é o líquido que nutre os espermatozoides.

E quem deve procurar um especialista e quando, doutor Emerson? “Se recomenda que se faça o rastreamento do câncer de próstata a partir dos 45 anos para quem tenha histórico na família dessa doença ou a partir dos 50 anos, mas nada impede que pessoas mais jovens possam fazer o exame. Os grupos de riscos são os que têm familiares com câncer de próstata, com câncer de mama”, aponta.

O médico informa ainda que as pessoas acabam procurando um especialista ao sentirem outros sintomas e isso pode ser o câncer de próstata já espalhado por outros órgãos. “Os sintomas do câncer de próstata, às vezes, demoram um pouco a aparecer diferente da doença benigna, que é o crescimento da próstata, que vai fazer com que ela tenha alguma dificuldade de urinar e aí ela procura o urologista e, às vezes, o câncer não dá isso e vai se manifestar somente quando tem uma metástase fora da próstata que começa sintoma em outro órgão e o sintoma mais comum é paralisia nas pernas por conta do tumor que saiu da próstata e foi para a medula”, avisa.

Por isso, nada melhor do que procurar ajuda e deixar de lado o preconceito. “Em relação ao preconceito, tenho visto que está diminuindo muito e a gente pensa que, talvez, até essas brincadeiras que se fazem nessa época do Novembro Azul tornam o assunto mais leve e acredito que tenha ajudado as pessoas a se conscientizarem do problema”, avalia.

E o que fazer para se prevenir? “Para a prevenção do câncer de próstata se pressupõe que vida saudável ajude muito. Alimentação moderada, exercício redução de peso”, indica Emerson.

No entanto, os exames são essenciais para o tratamento precoce. “O diagnóstico é feito através de exame de sangue, PCS, exame de toque, se um ou outro estiver alterado se investiga mais, o grande exame hoje é a ressonância magnética, que consegue classificar as pessoas que têm grande possibilidade, ou menos possibilidade e, se o exame mostrar a alta probabilidade de câncer de próstata, se faz a biópsia e mostrando o câncer esse tumor pode ser apenas observado ou tumor que deve ser tratado e o tratamento em busca da cura a gente faz com cirurgia e a cirurgia evoluiu muito”, diz.

Assim, buscar ajuda é essencial. “A possibilidade de um homem com câncer de próstata ser tratado e curado é muito grande e talvez seja o câncer visceral que possa ser melhor tratado quando do início”, finaliza Emerson.

GALERIA DE IMAGENS

  • .
    .
    .
    .
    Foto: Cesar Teixeira/Portos do Paraná

    Foto: Cesar Teixeira/Portos do Paraná
    .
    Foto: Cesar Teixeira/Portos do Paraná

    Foto: Cesar Teixeira/Portos do Paraná
    .
    Foto: Cesar Teixeira/Portos do Paraná

    Foto: Cesar Teixeira/Portos do Paraná