Trânsito seguro é tema de palestra na Portos do Paraná 21/05/2025 - 17:36


Encontro integra a campanha Maio Amarelo de conscientização para um trânsito mais seguro

Desacelere! Esse foi o principal recado passado aos portuários durante a palestra promovida pela Portos do Paraná como parte da campanha Maio Amarelo. A ação reforça a importância de respeitar a velocidade permitida, a sinalização e de adotar uma postura empática com pedestres, ciclistas e demais integrantes do trânsito, contribuindo para uma circulação mais humana e com menos acidentes e sequelas.

Além da palestra, a empresa pública está promovendo blitzes de segurança na faixa portuária e ações educativas no Pátio de Triagem. “Essa é uma ação planejada dentro da nossa campanha do Maio Amarelo. Neste mês, estamos executando diversas atividades voltadas a todos os motoristas, tanto na faixa portuária quanto na área retroportuária. A palestra de hoje foi direcionada aos nossos colaboradores, que são formadores de opinião e trafegam de carro diariamente por aqui. Por isso, é fundamental trazer esse tipo de conteúdo, com foco na autoanálise e na reflexão sobre comportamentos que podem ser aprimorados no trânsito”, explicou Felipe Zacharias, assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho.

Para o instrutor de trânsito do Detran, Joaquim Carmo, a mudança começa com cada indivíduo. “Não adianta termos uma legislação abrangente se as pessoas não querem respeitá-la. Precisamos mudar a mentalidade para que o trânsito seja melhor. A legislação está em constante atualização, mas muitos usuários das vias não acompanham essas mudanças e não percebem que há regras que precisam ser seguidas”, afirmou.

Carmo reforçou que a segurança no trânsito vai muito além das multas ou da pontuação na carteira. “É uma questão de vida ou morte. Precisamos parar de ver os medidores de velocidade como inimigos. Eles estão ali para auxiliar. Se você está dentro do limite permitido, não há motivo para preocupação. Agora, se você é um infrator contumaz, aí sim precisa se preocupar”, alertou o instrutor.

Entre as principais orientações repassadas durante a palestra estão: manter-se dentro dos limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige, não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir, respeitar as faixas de pedestres, utilizar ciclovias sempre que disponíveis e jamais avançar o sinal vermelho.

 

GALERIA DE IMAGENS