Tinha um jacaré no Porto de Antonina 04/08/2021 - 16:25

E não é que apareceu um jacaré lá no Porto Barão de Teffé, em Antonina?! Foi nesta quarta-feira (04), por volta das 10h. O Guarda Portuário Joacir Gonçalves da Silva estava de serviço, quando foi procurado por trabalhadores da empresa que realiza uma obra no Porto de Antonina.

“Eles e um funcionário da TPPF, que estava por aqui, relataram a presença do animal. Fui vistoriar”, conta o GP. Mas quando chegou até o local indicado, à esquerda do antigo cais, onde existem algumas manilhas, na divisa com a propriedade da família Matarazzo, Joacir não voltou a encontrar o réptil.

“Ele deve ter se assustado com o pessoal, correu para o mangue e já deve ter voltado para água”, diz ele, que ficou com o registro feito pelos outros trabalhadores.

A notícia se espalhou e atiçou a curiosidade. Quando o GP Jaisson Leite chegou para o seu turno, logo foi avisado: “tivemos uma visita”, foi a frase que ele ouviu do Joacir.

“Eu já ouvi falar que tinha jacarés nessa região, mas não aqui. Do outro lado da baía, onde é mais tranquilo, menos povoado. Aqui, eu nunca vi”, conta. Pelo tamanho do bicho, ele arriscou que poderia até se tratar de um “Jacaré-açu”. “Deve ter mais de dois metros”, diz.

Porém, a bióloga e analista portuária Juliana Vendrami, da Portos do Paraná, esclarece que a distribuição do Jacaré-açu ocorre na Amazônia. “É um jacaré do papo amarelo. Bonito, não é?”.