Técnicos do Itamaraty comparam Paranaguá a modernos portos europeus 31/03/2010 - 08:57

Um porto limpo, organizado e moderno. Foi essa a impressão que os assistentes técnicos de comércio exterior, que trabalham em embaixadas do Brasil em 24 países da Europa, tiveram ao visitar o Porto de Paranaguá. O complexo paranaense foi um dos locais escolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para fazer parte do roteiro de visitas técnicas do programa de capacitação desses profissionais.

De acordo com a coordenadora do Programa de Promoção Comercial do MRE, Cleodete Barbosa, o Porto de Paranaguá foi escolhido por sua importância dentro da logística nacional e por sua relação com países europeus. “Focamos o Porto de Paranaguá por sua estrutura, pela recuperação que o porto teve nos últimos anos e, também, pela ligação com vários locais da Europa, que têm grandes portos como é o caso de Antuérpia (Bélgica), Holanda, Dinamarca e Alemanha. São portos, inclusive, em que já foram feitas visitas, justamente, para atração bilateral de investimentos”, explicou.

A assistente técnica de comércio exterior da Secretaria de Promoção Comercial da embaixada brasileira na Dinamarca, Adriana Kürten, esteve no Porto de Paranaguá pela primeira vez. Acostumada com o padrão dos complexos portuários europeus, ela diz ter ficado impressionada com a estrutura do complexo paranaense. “Dá para ver que é um porto dinâmico, muito capacitado a escoar a produção brasileira, um porto moderno, ou seja, cumpre seu papel de forma extremamente satisfatória”, declarou.

Os assistentes técnicos de comércio exterior que trabalham em embaixadas do Brasil na Europa tem como função principal promover as exportações brasileiras, facilitar contatos e organizar eventos para aumentar a visibilidade do Brasil e da produção brasileira lá fora.

A programação no Paraná foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A coordenadora do Centro Internacional de Negócios da Fiep, Janet Castanha Pacheco, fez questão de agradecer a receptividade que o grupo teve no Porto de Paranaguá e as informações que receberam sobre o funcionamento do segundo maior complexo portuário do Brasil.

“Tenho certeza que a brilhante apresentação foi de grande valia e contribuirá significativamente para a promoção do Paraná no exterior, uma vez que os profissionais do Itamaraty ficaram muito impressionados com as melhorias que vem ocorrendo no porto e levarão ótimas referências e informações do nosso Estado por conta disso”, afirmou Janet. “Eu estive há 10 anos no Porto de Paranaguá e posso dizer que é outro lugar. Não deixa nada a desejar para nenhum porto da Europa”, elogiou.