Superintendente dos Portos do Paraná assume vice-presidência de entidade nacional 28/09/2009 - 14:50

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza é o novo vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph). A escolha foi feita por aclamação durante a última reunião da entidade realizada no Rio de Janeiro.

Souza substitui o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), José Ricardo Ruschel dos Santos, e deverá tomar posse em outubro, na próxima reunião da Abeph. O presidente da Companhia Docas de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra, permanecerá à frente da entidade.

“O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto brasileiro em volume de movimentação e receitas e o seu superintendente foi aclamado para ocupar a vice-presidência da Abeph por estar, entre outras coisas, dando continuidade efetiva ao trabalho iniciado há seis anos na Appa”, disse o diretor do Porto de Antonina, Paulo Moacyr Wilhelm Rocha Filho, que representou a autarquia na reunião da Abeph.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Yahia Hamud, ao assumir a vice-presidência da Abeph, o superintendente da Appa ampliará a participação dos portos do Paraná nas discussões de temas nacionais. “A nomeação do superintendente da Appa para ocupar a vice-presidência da Abeph é o reconhecimento da extraordinária capacidade que possui esse homem público, dotado de uma grande visão estrategista, moderada e conciliadora. Sua presença e participação em meio às discussões serão muito importantes para os portos do Paraná, em especial”, comentou Hamud.

O presidente do Conselho da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), Juarez Moraes e Silva, destacou que, ao assumir a função na Abeph, o superintendente da Appa se integra, de forma ainda mais atuante, na discussão de questões comuns aos portos brasileiros. “É da maior relevância que as autoridades portuárias somem-se e liderem a discussão nacional, através de entidade tão representativa do setor portuário, quanto a Abeph, refletindo sobre que ‘portos queremos para o Brasil?’”, pontuou.

Para Moraes e Silva, o papel das autoridades portuárias está entre os mais relevantes do cenário nacional, pois está diretamente ligado à infraestrutura logística que movimenta a economia do País. “A elas cabe a liderança e articulação dos processos de mudança necessários para aparelharmos e modernizarmos nossos portos, buscando a excelência e os alinhando aos padrões de produtividade e qualidade dos portos internacionais. Acredito que a presença do superintendente da Appa, representando os portos do Paraná na alta direção da Abeph, em muito agregará às discussões, elevando o nível das contribuições para o esperado avanço”, avaliou o presidente do Conselho da Abratec.

Em julho deste ano, o Porto de Paranaguá sediou a reunião do Conselho Deliberativo da Abeph. Representantes dos principais portos do País – como Santos, Vitória, Itajaí, Rio Grande e Rio de Janeiro – participaram do encontro que abordou problemas comuns de portos brasileiros como a gestão ambiental nas atividades portuárias. Desse encontro foi elaborado um manifesto, pedindo revisão na legislação que trata dos licenciamentos ambientais.

A ABEPH - Fundada em 1958, a Abeph está sediada no Rio de Janeiro e reúne representantes de portos brasileiros, sejam eles de gestão federal, estadual ou municipal. Entre os objetivos da entidade está a discussão de políticas públicas voltadas ao setor portuário para maior eficiência no desempenho de suas atividades. Nos encontros mensais, além da troca de informações entre seus associados, acontecem debates sobre gestão portuária e a relação porto-cidade.